> >
Famílias madrugam em fila para teste gratuito da Covid-19 em São Paulo

Famílias madrugam em fila para teste gratuito da Covid-19 em São Paulo

Para atender uma quantidade maior de pessoas assintomáticas, o número de testes diários dobrará a partir desta quarta-feira (5), chegando a 400 exames, informou o instituto

Publicado em 4 de agosto de 2020 às 17:38

Testagem do coronavírus m São Paulo
Testagem do coronavírus em São Paulo Crédito: Rovena Rosa/ Agência Brasil

Em São Paulo, famílias estão madrugando para a testagem gratuita da covid-19 oferecida pelo Instituto Butantan, no estacionamento do shopping SP Market, na zona sul capital paulista. As pessoas chegam por volta das 4 horas da madrugada e o atendimento é feito por ordem de chegada no modelo drive thru, sem precisar sair do veículo. A testagem é feita das 8h às 17h, e vai até o dia 10.

São distribuídas 200 senhas por dia e o resultado sai após 72 horas. Para atender uma quantidade maior de pessoas assintomáticas, o número de testes diários dobrará a partir desta quarta-feira (5), chegando a 400 exames, informou o instituto.

Segundo a assessoria de imprensa do instituto, ainda não há um balanço sobre os resultados, já que a testagem começou no último dia 30.

A ação é um projeto piloto voltado a pessoas assintomáticas para detectar a presença do vírus, ou seja, o exame irá verificar se a pessoa está com infecção em fase aguda.

O teste oferecido é o RT-PCR, considerado o mais assertivo no diagnóstico. A amostra analisada é obtida por meio de uma raspagem da nasofaringe, região posterior à cavidade nasal.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais