Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

  • Início
  • Brasil
  • Equipe médica de Bolsonaro envia 'prontuário' ao STF para solicitar prisão domiciliar
Estado de saúde

Equipe médica de Bolsonaro envia 'prontuário' ao STF para solicitar prisão domiciliar

Após a internação do ex-presidente por pneumonia, aliados intensificaram pedidos ao STF por prisão domiciliar

Publicado em 20 de Março de 2026 às 17:37

Estadão Conteúdo

Publicado em 

20 mar 2026 às 17:37
BRASÍLIA - A equipe médica de Jair Bolsonaro (PL) enviou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), um prontuário sobre o estado de saúde do ex-presidente. Segundo a defesa de Bolsonaro, o documento foi anexado na tarde desta sexta-feira (20) ao pedido de prisão domiciliar enviado ao magistrado.
Após a internação do ex-presidente na última sexta-feira (13) para tratar uma pneumonia, aliados intensificaram os esforços para que o Supremo conceda o retorno à prisão domiciliar.
O ex-presidente Jair Bolsonaro na garagem de sua casa, em Brasília
Bolsonaro está internado desde o dia 13 para tratar uma pneumonia Crédito: Pedro Ladeira/Folhapress
Bolsonaro está detido no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, a Papudinha. O ex-presidente cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado para permanecer no poder após as eleições de 2022. Inicialmente, ele estava em domiciliar, mas foi preso preventivamente por decisão do STF após violar a tornozeleira eletrônica.
Na semana passada, Bolsonaro deixou a prisão e foi levado ao DF Star, em Brasília, onde foi diagnosticado com broncopneumonia bacteriana bilateral, decorrente de episódio de broncoaspiração, quando há a entrada de conteúdo das vias digestivas, como alimentos ou secreções, nas vias respiratórias, o que pode causar infecção nos pulmões. Desde então, o ex-presidente está internado na unidade de terapia intensiva (UTI) para receber o tratamento.
Devido ao estado de saúde do ex-presidente, os advogados pedem que o ministro Alexandre de Moraes reconsidere decisão anterior que rejeitou o pedido de prisão domiciliar. A defesa alega que a internação de Bolsonaro é de "extrema gravidade".
"A gravidade e a rápida evolução do quadro clínico foram igualmente evidenciadas pelo exame de imagem realizado no contexto da internação, o qual não apenas confirmou o diagnóstico inicial, como também revelou progressão significativa das alterações pulmonares em curto intervalo de tempo", diz a defesa.
Na terça-feira (17), Moraes recebeu o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente, para conversar sobre o pedido de prisão domiciliar. O parlamentar demonstrou preocupação com a possível piora do estado de saúde de Bolsonaro, se for mantido na Penitenciária da Papuda.
No dia 5 de março, a Primeira Turma do Supremo formou maioria para manter o ex-presidente na prisão, por alegar que a Papudinha "atende integralmente às necessidades do condenado". Na decisão, o relator Alexandre de Moraes especificou que a prisão possui a estrutura adequada para os atendimentos médicos de Bolsonaro.
"Com a possibilidade e efetiva realização de serviços médicos contínuos, com múltiplos atendimentos diários, realização de sessões de fisioterapia, atividades físicas, assistência religiosa, além de garantir ao réu, em absoluta garantia do princípio da dignidade da pessoa humana, o recebimento de numerosas visitas de familiares, amigos, parentes, amigos e aliados políticos", diz a decisão.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Rio Branco VN
Rio Branco VN passa pelo Vila e conquista primeira vitória na Copa ES
Imagem de destaque
Irã diz ter recebido resposta dos EUA sobre proposta de paz
Imagem de destaque
O vírus por trás de possível surto que deixou 3 mortos em cruzeiro que partiu da Argentina

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados