> >
Eduardo Leite confirma saída do PSDB e filiação ao PSD de Kassab

Eduardo Leite confirma saída do PSDB e filiação ao PSD de Kassab

Circunstâncias do cenário político e eleitoral exigem novos caminhos, diz governador do RS, que tem pretensão de disputar a Presidência em 2026

Publicado em 8 de maio de 2025 às 19:33

SÃO PAULO - O governador do Rio Grande do SulEduardo Leite, confirmou a saída do PSDB e assinará a filiação ao PSD, partido de Gilberto Kassab, em um evento marcado para a tarde desta sexta-feira (9), no centro de São Paulo.

"As circunstâncias do cenário político e eleitoral, tanto no Rio Grande do Sul quanto no Brasil, exigem novos caminhos", disse o governador em nota oficial divulgada nesta quinta (8).

Leite, que tem pretensões de disputar a Presidência, é um dos tucanos descontentes com as negociações de fusão do partido com o Podemos, que estão em vias de conclusão, segundo integrantes das duas legendas.

 Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite durante entrevista
Leite estava descontente com as negociações de fusão do PSDB com o Podemos Crédito: Valter Campanato/Agência Brasil

O gaúcho havia participado, de forma remota, da reunião da executiva nacional da sigla que autorizou a fusão, no dia 29, e se posicionou contra o movimento.

"Se o meu movimento for em direção a outro partido, e não à permanência no que vier a ser o PSDB na sua fusão, será por enxergar a oportunidade de não apenas participar, mas também de liderar o projeto [nacional]", disse Leite à Folha de S.Paulo em entrevista no fim de abril.

No PSD, ele terá a concorrência interna do colega Ratinho Junior, do Paraná, que já foi apresentado como possível presidenciável por Kassab.

Leite havia tentado disputar a Presidência pelo PSDB em 2022, após concorrer nas prévias contra João Doria. O ex-governador paulista, que também já deixou a sigla, venceu as eleições internas, mas a cúpula do partido optou por não lançar candidato. Leite, então, tentou o governo do Rio Grande do Sul, que havia conquistado em 2018, e obteve novo mandato.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais