> >
Deputado tenta barrar apuração no MP-SP por assédio

Deputado tenta barrar apuração no MP-SP por assédio

Afirmando que houve violação do direito à defesa, os advogados de Cury entraram com recurso contra a decisão do desembargador João Carlos Saletti

Publicado em 29 de janeiro de 2021 às 12:29- Atualizado Data inválida

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Cidadania afasta o deputado estadual Fernando Cury após parlamentar ser gravado passando a mão na deputada Isa Penna (PSOL) na Alesp
Cidadania afastou o deputado estadual Fernando Cury após parlamentar ser gravado passando a mão na deputada Isa Penna (PSOL) na Alesp. (Charles Sholl/Brazil Photo Press/Folhapress)

O deputado estadual Fernando Cury (Cidadania) tenta barrar na Justiça a investigação conduzida pelo Ministério Público de São Paulo sobre o assédio à colega Isa Penna (PSOL), ocorrido em dezembro no plenário e registrado pelas câmeras da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Afirmando que houve violação do direito à defesa, os advogados de Cury entraram com recurso contra a decisão do desembargador João Carlos Saletti, do Tribunal de Justiça de São Paulo, que autorizou, no dia 15, a abertura da investigação pelo Ministério Público. Cury tem foro especial por prerrogativa de função.

O desembargador ainda não decidiu sobre o recurso. Ao jornal Folha de S.Paulo a defesa de Isa disse que esse tipo de recurso não é usual nesta etapa da investigação.

Segundo nota, a deputada acredita que "não passa de uma jogada suja de Cury em tentar abrir espaço para debates evasivos e ganhar tempo mirando em algum tipo de esquecimento público perante a sociedade e as pessoas que acompanham o caso inquestionável de assédio e esperam ansiosos por justiça". 

Com base no depoimento de Isa, a Promotoria solicitou ao TJ-SP autorização para abrir a investigação criminal. A defesa de Cury argumenta que o desembargador deveria tê-lo intimado e ouvido sua versão antes de decidir.

Na peça, a defesa conduzida pelo advogado Renato Delmanto Júnior aponta o que diz ser uma contradição de Isa. Destaca que, no depoimento, ela afirmou que Cury apalpou o seu seio, enquanto, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, afirmou não ter dito que seu seio foi apalpado. Na entrevista, porém, Isa também afirmou ter falado sobre toque.

Para a defesa, a apalpação de seio foi o fato relevante para que a Promotoria investigasse o ato de importunação sexual. Mas, segundo a defesa, a deputada afirmou ao jornal Folha de S.Paulo e na tribuna da Assembleia que não houve apalpação de seio.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais