> >
Brasileiro de máfia japonesa condenado por assassinato é preso em SP

Brasileiro de máfia japonesa condenado por assassinato é preso em SP

Alexandre Hideaki Miura e outros seis homens foram responsáveis pelo sequestro, assassinato e ocultação do cadáver do empresário Harumi Inagaki

Publicado em 11 de março de 2024 às 16:27

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Alexandre Miura, preso pela Polícia Militar na manhã deste domingo, em São Paulo
Alexandre Miura, preso pela Polícia Militar na manhã deste domingo, em São Paulo. (Divulgação/PMMG)

Alexandre Hideaki Miura, condenado no Japão pela morte de um empresário em 2001, foi preso na Cidade Kemel, em São Paulo, na manhã deste domingo (10). Miura é associado à Yakuza, maior máfia do Japão. Ele chegou a ser condenado pela morte de um empresário em 2001, na cidade de Nagoya, no Japão.

Miura responde na Justiça desde 2017. Aos policiais, Miura teria dito que foi indiciado e responde pelos crimes cometidos no Japão desde 2017. Ele foi preso nesse ano de maneira preventiva, mas solto em 2020. Em 2022, a Justiça Federal o condenou a 30 anos de prisão pelos seus crimes, e ele era fugitivo desde então.

Empresário foi sequestrado, morto e cimentado

Miura participou de crimes relacionados à máfia japonesa. Segundo o Ministério Público Federal, ele e outros seis homens foram responsáveis pelo sequestro, assassinato e ocultação do cadáver do empresário Harumi Inagaki. A companheira da vítima, Takako Katada, também foi alvo de agressões.

O plano dos homens era sequestrar Inagaki e conseguir dinheiro através do resgate dele. Entretanto, no momento do sequestro, o empresário reagiu e um dos criminosos o matou com dois tiros. Do corpo do empresário, levaram 1,6 milhão de ienes (R$ 54 mil) e pediram mais 50 milhões de ienes (R$ 1,7 milhão) como resgate à namorada de Inagaki, que ainda não sabia de sua morte.

O corpo foi cimentado e jogado em rio. Depois que o empresário morreu, Miura e os outros criminosos cimentaram o corpo dele e o jogaram em um trecho profundo do rio Uso. Mais tarde, a polícia descobriu também o envolvimento de Inagaki com a Yakuza.

Segundo o MPF, o brasileiro "sabia de todos os detalhes do sequestro, tais como o emprego de arma de fogo, e assumiram, desde o início, o risco pela eventual morte da vítima ou de terceiro". Vinte dias após o crime, ele fugiu para o Brasil, onde foi preso.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais