Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • Brasil
  • Bolsonaro é alvo de notícia-crime por incentivar descumprimento de medidas contra covid-19
Coronavírus

Bolsonaro é alvo de notícia-crime por incentivar descumprimento de medidas contra covid-19

Em pronunciamento, o presidente da República criticou o fechamento de escolas e comércio para combater a epidemia

Publicado em 27 de Março de 2020 às 07:33

Redação de A Gazeta

Publicado em 

27 mar 2020 às 07:33
Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro Crédito: Isac Nóbrega/PR
O Coletivo de Advocacia em Direitos Humanos (Cadhu) e a Coalizão Negra por Direitos apresentaram à PGR (Procuradoria-Geral da República) uma notícia-crime contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
A motivação foi o pronunciamento feito pelo presidente na última terça-feira (24), no qual criticou o fechamento de escolas e comércio para combater a epidemia do novo coronavírus, atacou governadores e culpou a imprensa pelo que considera clima de histeria instalado no país.
Se adotadas, as medidas irão na contramão de dezenas de países ao redor do mundo e de recomendações de especialistas.
Segundo a notícia-crime, o ato em rede nacional "incentiva a população a descumprir medidas sanitárias de governos estaduais e prefeituras no combate à covid-19" e pode "caracterizar incitação ao crime de infração de medida sanitária preventiva".
A fala do presidente, de acordo com o documento, pode ser enquadrada no Código Penal por "incitar, publicamente, a prática de crime", "infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa" e "desobedecer a ordem legal de funcionário público".
Assinada por oito advogados, a notícia-crime ainda cita críticas ao discurso adotado por Bolsonaro feitas por autoridades para pedir uma investigação aprofundada.
Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Congresso Nacional, em Brasília
Na gafieira, o Brasil segue o baile
Marcelo Santos Neves, Felipe Gomes, Gyan Karlo Milagre e Leandro Grafanasse - Campeões Categoria A
Open de Tênis movimenta o Clube Álvares Cabral em Vitória; fotos
Estudante de Direito, Matheus Stein Pinheiro,acusado de matar namorada no ES pode não ser punido por crime
O destino do jovem que matou a namorada com golpes de faca em Vitória

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados