> >
Bolsonaro diz que Brasil não precisa de dinheiro da Alemanha

Bolsonaro diz que Brasil não precisa de dinheiro da Alemanha

Afirmação do presidente vem a Alemanha suspender recursos da Alemanha que seriam destinados à Amazônia por conta de aumento do desmate

Publicado em 22 de agosto de 2019 às 18:49

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O presidente Jair Bolsonaro, cumprimenta populares,e fala à imprensa no Palácio da Alvorada. (Antonio Cruz/Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro sugeriu neste domingo (11) que a

por conta de aumento do desmate. Segundo ele, o Brasil não precisa da verba.

No sábado (10), a Alemanha anunciou que suspenderá repasses a projetos de proteção da Amazônia

enviados ao Brasil pelo Ministério do Meio Ambiente alemão. A embaixada diz que a decisão "reflete a grande preocupação com o aumento do desmatamento na Amazônia brasileira".

Segundo o jornal Tagesspiegel, Svenja Schulze, ministra do Meio Ambiente do país, afirma que a suspensão pode ultrapassar os R$ 150 milhões.

"Ela [Alemanha] não vai mais comprar a Amazônia, vai deixar de comprar a prestações a Amazônia. Pode fazer bom uso dessa grana. O Brasil não precisa disso", disse o presidente.

Recentemente, o desmatamento na Amazônia cresceu de modo acentuado. A destruição em junho aumentou 88% e em julho 278% – em comparação a junho e julho de 2018 – , segundo dados do Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Aspas de citação

Pode fazer bom uso dessa grana. O Brasil não precisa disso

Jair Bolsonaro, presidente do Brasil
Aspas de citação

O governo Bolsonaro tem criticado a divulgação dos dados de desmate e afirmado que eles podem prejudicar acordos comerciais. As críticas do governo, porém, não são amparadas por informações científicas.

A relação ambiental entre o Brasil e países europeus que dão recursos para proteção do ambiente tem se deteriorado desde o início da gestão Bolsonaro.

Questionado sobre possível impacto do corte dos repasses na imagem do Brasil, Bolsonaro disse que essa não é a preocupação dos países europeus.

Este vídeo pode te interessar

"Você acha que grandes países estão interessados na imagem do Brasil ou em se apoderar do Brasil?", afirmou.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais