> >
Anvisa faz restrições a aplicação de drogas antimalária contra o novo coronavírus

Anvisa faz restrições a aplicação de drogas antimalária contra o novo coronavírus

Substâncias têm o potencial de combater a covid-19

Publicado em 20 de março de 2020 às 07:46

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Hidroxicloroquina e a cloroquina que servem para o tratamento da malária, podem combater o novo coronavírus. (Martin Lopez/ Pexels)

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fez ressalvas, em nota distribuída na noite da quinta-feira (19), à aplicação no combate ao novo coronavírus de duas drogas que servem para o tratamento da malária - a hidroxicloroquina e a cloroquina.

Pesquisas preliminares divulgadas no mesmo dia apontaram que as duas substâncias têm o potencial de combater a covid-19, o que levou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a dizer que a cloroquina poderá "virar o jogo" da pandemia.

"Apesar de promissores, não existem estudos conclusivos que comprovam o uso desses medicamentos para o tratamento da covid-19. Portanto, não há recomendação da Anvisa, no momento, para a sua utilização em pacientes infectados ou mesmo como forma de prevenção à contaminação pelo novo coronavírus", declarou o órgão, que acrescentou que a automedicação pode representar um grave risco à saúde.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais