Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

  • Início
  • Brasil
  • Anvisa cancela registro de mais de 1.200 pomadas modeladoras de cabelo
Em todo o país

Anvisa cancela registro de mais de 1.200 pomadas modeladoras de cabelo

Segundo a agência reguladora, a resolução publicada já estava planejada e não "estão diretamente relacionados aos eventos mais recentes de irritação ocular, que estão em investigação
Agência FolhaPress

Publicado em 

30 dez 2023 às 10:47

Publicado em 30 de Dezembro de 2023 às 10:47

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) cancelou os registros de mais de 1.200 pomadas utilizadas para modelar, tranças ou fixar os cabelos.
Sede da Anvisa em Brasília (DF)
A Anvisa proibiu a comercialização de mais de mil marcas de pomadas modeladoras do Brasil Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A decisão e a lista completa de produtos alvos da medida foram publicadas no Diário Oficial da União da sexta-feira (29). No seu site oficial, a agência tem o rol das pomadas que são autorizadas no Brasil.
Segundo a agência reguladora, a resolução publicada já estava planejada e não "estão diretamente relacionados aos eventos mais recentes de irritação ocular, que estão em investigação."
Como mostrou a Folha, mais de cem pessoas deram entrada na emergência oftalmológica do Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro do Rio de Janeiro, de segunda (25) a terça-feira (26) com queimaduras nos olhos, após o uso de pomada modeladora de cabelos.
De acordo com nota da Anvisa, o caso do Rio de Janeiro está em análise com ajuda dos órgãos de saúde fluminenses. "O objetivo é tomar as medidas necessárias para proteger a saúde pública e responder rapidamente aos riscos identificados."
As pomadas modeladoras são utilizadas para penteados, desde modelos para casamentos até tranças e o chamado "baby hair". São produtos muito usados em cabelos crespos e cacheados para trazer definição, mas podem ser aplicados em qualquer tipo de cabelo.
A Anvisa afirma que os produtos alvos da medida não atendem às regras atuais estabelecidas em setembro, após as ocorrências dos casos de queimaduras causadas por pomadas.
Entre as regras atuais, está proibido ter o nome pomada no rótulo ou ter entre os integrantes da fórmula produtos com concentração de álcoois etoxilados igual ou superior a 20%.
Duas resoluções da Anvisa, uma de setembro de outra de novembro, já haviam cancelado o registro de outras 1.700 pomadas.
A agência também criou uma página para receber informações sobre "casos de efeitos indesejáveis ocasionados por produtos para trançar/modelar os cabelos".
Nos últimos meses, diz a Anvisa, o uso dessas pomadas tem resultado em casos de "cegueira temporária (perda temporária da visão), forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça."

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Homem é assassinado em casa ao tentar escapar de ataque em Jaguaré
Imagem de destaque
Carreta tomba e interdita trecho da BR 101 em Alfredo Chaves
Imagem de destaque
Foragido por violência doméstica é preso durante festa no Norte do ES

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados