Autor(a) Convidado(a)
É cirurgiã-dentista especializada em oncologia

Tabagismo, um mal evitável que ganhou força na pandemia

Pesquisa da Fiocruz apontou que, em 2020, o consumo de cigarro no Brasil aumentou em 34%. Quadros de depressão, ansiedade e insônia durante a pandemia explicam o crescimento

  • Beatriz Coutens É cirurgiã-dentista especializada em oncologia
Publicado em 24/08/2021 às 14h00
Fumaça de cigarro e fumante passiva de máscara
Fumaça de cigarro e fumante passiva de máscara. Crédito: Shutterstock

Aquela conhecida frase “a saúde começa pela boca” é uma verdade que não se pode negar. Afinal, muitos estudos comprovam que uma boa alimentação e bons hábitos de higiene bucal são primordiais para se ter uma vida saudável.

Na contramão dessa realidade, podemos dizer que muitos males também começam pela boca, por ser uma das principais portas de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde. Um exemplo claro e, infelizmente, muito comum é o tabagismo.

Na lista dos produtos mais vendidos e consumidos em todo o mundo, o cigarro é um dos principais vilões da saúde, causador de doenças muito graves que podem afetar as mais diversas regiões do corpo. Ou seja, qualquer área pode ser atingida pelos efeitos devastadores do tabagismo.

Mesmo sem concordar ou não tendo conhecimento, o fumante, além de prejudicar seu próprio organismo, prejudica outras pessoas do seu convívio, tornando-as tabagistas passivas.

Segundo pesquisa da Fiocruz, em 2020 o consumo de cigarro no Brasil aumentou em 34%. Esse crescimento foi atribuído, principalmente, a pandemia, quadros de depressão, ansiedade e insônia.

O mais preocupante nesse cenário é que o aumento do consumo do cigarro ocorre justamente num período pandêmico em que um vírus mortal ameaça a vida de todos. Em contrapartida, um sistema de saúde colapsado e uma preocupante estatística que revela quedas expressivas no número de consultas e exames preventivos.

Os serviços de saúde bucal, por exemplo, estavam entre os serviços essenciais mais afetados pela pandemia, levando muitos consultórios odontológicos em todo o mundo a fecharem suas portas por meses, ocasionando em cancelamento de consultas, procedimentos diversos e detecção precoce de doenças da região da boca.

O tabagismo está relacionado com mais de 50 enfermidades, entre elas vários tipos de câncer, como os de boca, pulmão, laringe, estômago, doenças respiratórias, cardiovasculares, além de sérias complicações à saúde bucal.

O cigarro é um mal evitável, que ganhou força em um momento em que nosso organismo precisa de cuidados para não adoecer. Todo dia é dia de repensar as atitudes em prol da saúde, rever conceitos, abandonar hábitos nocivos e tomar decisões que farão a real diferença entre uma vida saudável e uma vida debilitada.

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.