> >
Incêndio em fábrica de MDF pode ter começado em área de preservação
Ícone - Publicado em Publicado em 20 de novembro de 2023 às 11:40

Incêndio em fábrica de MDF pode ter começado em área de preservação

Fábrica da Placas do Brasil fica às margens da BR 101
Fábrica da Placas do Brasil fica às margens da BR 101. (Raphael Verly)

A empresa Placas do Brasil, que teve sua fábrica atingida por um incêndio na tarde de domingo (19), em Pinheiros, no Norte do Espírito Santo, afirmou, em nota, que as chamas podem ter sido iniciadas por conta de uma queimada em uma Área de Preservação Permanente (APP) no entorno. A causa do fogo será investigada pelo Corpo de Bombeiros.

Segundo a empresa, o vento pode ter levado as chamas até a área da fábrica, onde há o pátio e também os silos, que fazem o armazenamento de matéria-prima. As demais instalações industriais e do setor administrativo foram preservadas. No momento é feito o trabalho de rescaldo – resfriamento do ambiente para impedir que surjam novas chamas.

Ainda não há uma previsão para a conclusão da operação do Corpo de Bombeiros no local, no entanto. Além da corporação, há o apoio aéreo do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar (Notaer) e também da equipe de brigadistas da empresa, com carros-pipa e hidrantes. Estima-se que foram utilizados mais de 1 milhão de litros de água.

Em atualização, nesta terça-feira (21), o Corpo de Bombeiros informou que os trabalhos de resfriamento ocorrem em duas frentes: a primeira dos dois silos atingidos e na retirada do material que está no menor. Uma outra equipe atua na área de armazenamento de madeiras trituradas. São os dois locais onde o fogo continua confinado.

Ícone - Publicado em Publicado em 4 de dezembro de 2023 às 20:07

Gandini se filia ao PSD e é pré-candidato à Prefeitura de Vitória

Renzo Vasconcelos e Fabrício Gandini com a ficha de filiação partidária do deputado
Renzo Vasconcelos e Fabrício Gandini com a ficha de filiação partidária do deputado. (Divulgação)

O deputado estadual Fabrício Gandini acaba de engrossar as fileiras do PSD. Ele deixou o Cidadania, do qual foi presidente estadual, para se filiar nesta segunda-feira (4) ao novo partido, na tentativa de viabilizar seu nome nas eleições de 2024. O parlamentar diz que foi convidado para ser o pré-candidato do PSD à Prefeitura de Vitória

“A convite do presidente regional do PSD, o ex-deputado estadual Renzo Vasconcelos, estive com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, em São Paulo, no dia 28 de novembro. Renzo e Kassab me fizeram o convite para que eu estivesse à frente da discussão do PSD sobre o processo eleitoral de Vitória. Tive uma ótima recepção e espero contribuir com o meu novo partido”, contou Gandini. 

Nessa movimentação do tabuleiro político, o deputado estadual também assumiu a presidência do diretório do PSD em Vitória. Mais que ajudar na organização do partido, Gandini disse que, na Capital, quer restabelecer o diálogo num Estado ainda polarizado após as eleições de 2022. O deputado se coloca como uma alternativa à gestão de Lorenzo Pazolini (Republicanos) e ao colega da Assembleia Legislativa, o ex-prefeito João Coser (PT), que pretende voltar ao comando da gestão municipal. 

Gandini, porém, afirmou que faz parte de um grupo. “Se será o nome de A ou B, isso só vamos saber quando a cidade se pronunciar. Converso com o Podemos, União Brasil, PSDB, PSB, dentre outros. Há um leque de partidos. Dele, vamos construir uma alternativa ao que está posto, sem olhar para trás. Se esse for o sentimento da cidade, vamos tirar um nome à altura do que Vitória precisa", ressaltou o deputado, que tinha autorização do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) para trocar de partido, sem perder o mandato.

Ícone - Publicado em Publicado em 4 de dezembro de 2023 às 16:26

Abono para servidores do ES é aprovado; saiba valor e quem vai receber

Palácio Anchieta, em Vitória
Palácio Anchieta, sede do governo estadual, em Vitória. (Ricardo Medeiros)

O abono salarial aos servidores capixabas anunciado pelo governo do Estado e levado à votação na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, nesta segunda-feira (4), foi aprovado por unanimidade. Neste ano, o valor dado aos profissionais da Educação será maior que o de outras categorias, devido a recursos advindos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

Para os profissionais da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), o valor será de R$ 1,5 mil. Para outros órgãos, o abono será de R$ 1 mil, sendo beneficiados os servidores efetivos e comissionados, inativos e pensionistas da Assembleia Legislativa e Defensoria Pública (DPES), além do Poder Executivo, Ministério Público (MPES)Tribunal de Conta (TCE-ES) Tribunal de Justiça (TJES).

O abono aos servidores, em todos os Poderes, será pago no mês de dezembro.

Ícone - Publicado em Publicado em 4 de dezembro de 2023 às 15:41

Quatro pessoas são socorridas em batida entre carro e caminhão em Cachoeiro

Quatro pessoas foram socorridas ao hospital após um carro colidir com um caminhão na ES 488 (Rodovia do Frade), em Cachoeiro de Itapemirim, no início da tarde desta segunda-feira (4).

De acordo com informações de policiais militares que atenderam a ocorrência, o caminhão saía do posto de combustível quando foi atingido pelo carro, que não conseguiu frear. Quatro pessoas que estavam no Corolla - uma criança e três adultos - foram socorridas pelo Samu/192, sem ferimentos graves.

acidente cachoeiro frade
Estado do carro após a colisão, na tarde desta segunda-feira (4). (Alice Sousa)

Por meio de nota, a Polícia Militar informou que o condutor do caminhão fazia uma manobra entrando na via, quando o carro colidiu na lateral do veículo. Segundo a corporação, uma senhora que estava como passageira no carro relatou dores no peito e mal-estar e foi atendida pelo Samu. Em relação ao estado de saúde dos outros passageiros, a PMES informou que a ocorrência está em andamento.

Motoristas que passavam pelo local do acidente cobraram a construção de um trevo na localidade, uma demanda antiga da população. Procurado, o Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado do Espírito Santo (DER-ES) informou que o trecho mencionado pelos moradores está contemplado nas obras de melhorias operacionais e duplicação da ES-488.

"A previsão é de que as obras comecem em abril de 2024. O órgão alerta aos motoristas que respeitem a sinalização de trânsito para evitar acidentes", detalhou por meio de nota.

Atualizado há 3 horas
Sara Oliveira
Repórter / [email protected]
Ícone - Publicado em Publicado em 4 de dezembro de 2023 às 15:36

Motociclista perde controle em curva, bate em cerca e morre em Colatina

Um motociclista de 20 anos morreu após perder o controle da direção em uma curva e colidir contra uma cerca à beira da estrada de Baunilha, distrito de Colatina, no Noroeste do Estado, na tarde de sábado (2). Com a colisão, o jovem caiu na pista com o veículo. Ele não resistiu aos ferimentos e foi a óbito no local do acidente. 

A perícia da Polícia Civil foi acionada e o corpo foi encaminhado ao Serviço Médico Legal (SML) de Colatina para ser necropsiado e liberado aos familiares. A vítima não teve a identidade informada à reportagem.

Ícone - Publicado em Publicado em 4 de dezembro de 2023 às 14:36

Vídeo: como foi embarque do primeiro voo entre Belo Horizonte e Linhares

O voo inaugural entre as cidades de Belo Horizonte, em Minas Gerais, e Linhares, no Norte do Estado, partiu do Aeroporto Internacional de Confins por volta das 12h50, com previsão de chegada às 14h30, nesta segunda-feira (4).  No avião, modelo Cessna Grand Caravan, operado pela companhia área Azul, estavam dois tripulantes e nove passageiros – entre eles, o prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, e o deputado federal Evair de Melo (PP). Confira no vídeo acima, divulgado pelo parlamentar, como foi o embarque na aeronave, na cidade mineira.

Nas redes sociais, o prefeito disse que essa é uma oportunidade ímpar para Linhares e que trará um acréscimo significativo em transporte de passageiros e carga e irá alavancar o turismo do Norte do Espírito Santo.

Caciane Sousa
Estagiária / [email protected]
Ícone - Publicado em Publicado em 4 de dezembro de 2023 às 14:06

Vale inaugura em Vitória primeira usina de briquete do mundo

Planta de briquete da Vale, no Complexo de Tubarão, em Vitória
Planta de briquete da Vale, no Complexo de Tubarão, em Vitória. (Rafael Coelho/Vale/Divulgação)

Vale vai inaugurar na próxima semana a usina de briquetes de minério de ferro, no Complexo de Tubarão, em Vitória. A planta industrial é a primeira no mundo a produzir esse derivado, que promete reduzir em até 10% a emissão de gás carbônico na fabricação de aço, em comparação com as tradicionais pelotas. O evento está marcado para 12 de dezembro, uma terça-feira, às 9 horas.

O briquete, patenteado pela mineradora, inclui em sua composição areia do tratamento de rejeitos de mineração e é resistente a altas temperaturas. É considerado verde também por não usar água no processo de produção e emitir menos enxofre e óxido de nitrogênio.

A Vale está construindo duas fábricas em Tubarão, mas apenas uma entra em operação agora em dezembro. A previsão é de que a segunda comece a operar em 2024. As duas unidades juntas terão capacidade para produzir 6 milhões de toneladas por ano de briquete.

O briquete começou a ser desenvolvido pela Vale há 20 anos no Centro Tecnológico de Ferrosos (CTF), em Nova Lima (MG). Ele faz parte da linha de evolução dos produtos de minério de ferro oferecidos pela empresa ao longo de sua história, resultado de investimentos expressivos em pesquisa e inovação.

Até os anos 1960, o produto básico era o granulado de alto teor de ferro, o “lump”. Com a queda da oferta do “lump”, foram implantadas as primeiras usinas de pelotização no Brasil, que permitiram o aproveitamento do minério fino (pellet feed) e seguem sendo importantes para a cadeia siderúrgica. O briquete vem se somar às pelotas no portfólio de produtos de alta qualidade da Vale. A expectativa da empresa é expandir sua capacidade produtiva para 100mtpa de briquetes e pelotas após 2030.

A primeira versão deste texto dizia briquetes verdes, mas o correto é briquetes de minério de ferro. A informação foi corrigida.

Ícone - Publicado em Publicado em 4 de dezembro de 2023 às 13:57

Prefeitura de Vitória promove leilão de bens móveis

Prefeitura de Vitória promove leilão de bens móveis até o dia 21 de dezembro
Prefeitura de Vitória promove leilão de bens móveis até o dia 21 de dezembro. (Divulgação | PMV)

A Prefeitura de Vitória vai realizar um leilão para alienação de bens móveis inservíveis. São 39 lotes de sucatas de cadeiras, mesas e assentos escolares; equipamentos de informática, semafóricos e hospitalares; armários de aço, eletrônicos, eletrodomésticos, entre outros.

Segundo a administração municipal, o leilão será realizado somente na modalidade eletrônica, do tipo maior lance por lote, por meio da plataforma www.beedz.com.br. Os lances serão encerrados no dia 21 de dezembro, às 13 horas. O edital foi publicado no Diário Oficial do município da última quinta-feira (30), e ficará disponível no site oficial do leilão e no Portal de Leilões da prefeitura, contendo fotos, valores para lance mínimo e descrições dos bens a serem leiloados.

Quem pode participar:

  • Poderão oferecer lances pessoas físicas e jurídicas, com inscrição de CPF/CNPJ em situação regular junto à Receita Federal, bem como com seu endereço atualizado ou em processo de atualização na Receita Federal e no Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços (Sintegra).VisitasOs

Visitas
Interessados poderão visitar os lotes no período de 30 de novembro a 20 de dezembro, das 8 às 16 horas (somente dias úteis), nos seguintes endereços:

  • LOTES 1 a 38 e 45: Galpão de Inservíveis da Seges - Avenida João Palácios, nº 503, Eurico Salles, Serra/ES.
  • LOTES 42 e 44: Galpão Vila Rubim - Av. Duarte Lemos, 497 - Vila Rubim - Vitória, CEP: 29.0255 - 330.
  • LOTE 46: Área de Transbordo de Resíduos (antiga usina de lixo) - Rua São Sebastião, nº 405, Resistência, Vitória/ES.
  • Os interessados deverão entrar em contato com o preposto municipal, Sr. Antônio Lima Barcelos, no telefone (27) 99902-2357, para agendamento de visita, com antecedência de 24h.
  • Ícone - Publicado em Publicado em 4 de dezembro de 2023 às 12:57

    Tensão em Vitória: dois tiroteios em menos de 4h no Morro do Macaco

    Morro do Macaco localizado no bairro Tabuazeiro em Vitória
    Vista aérea do Morro do Macaco, localizado no bairro Tabuazeiro, em Vitória. (Luciney Araújo)

    O clima em Tabuazeiro, Vitória, é de tensão nesta segunda-feira (4): durante a madrugada, um jovem foi morto a tiros e um homem ficou baleado. Por volta das 8h40, houve um confronto no Morro do Macaco com apreensão de submetralhadora de fabricação caseira de calibre 9mm e dois carregadores com 38 munições. Ao meio-dia, mais disparos; segundo moradores, nessa nova troca de tiros duas crianças teriam sido atingidas por balas perdidas. 

    O repórter André Falcão, da TV Gazeta, esteve no bairro por volta de 12h30. Moradores contaram para ele que houve um confronto entre policiais e criminosos, momento em que as crianças teriam sido atingidas. Uma delas teria idade entre 12 e 13 anos. Pelo menos cinco viaturas do Batalhão de Missões Especiais (BME) estavam na parte alta do bairro. 

    A reportagem pediu detalhes à Polícia Militar sobre a ação e vítimas baleadas, mas não teve retorno até a publicação desta nota. Sobre o caso da manhã, a corporação informou que os agentes estavam patrulhando a região quando encontraram dois suspeitos armados. Houve confronto e os homens conseguiram fugir, mas deixaram arma e munições para trás. O material foi levado para a Delegacia Regional de Vitória. 

    Ícone - Publicado em Publicado em 4 de dezembro de 2023 às 12:27

    Acidente entre motos deixa um morto e dois feridos em Ibitirama

    Piloto morre e outras duas pessoas ficam feridas em acidente entre motos
    Piloto morre e outras duas pessoas ficam feridas em acidente entre motos . (Leitor| A Gazeta )

    Um jovem de 20 anos morreu em um acidente entre a moto que ele estava pilotando e outra moto na ES 185, na localidade de São Francisco, em Ibitirama, na Região do Caparaó do Espírito Santo, no domingo (3). Dois homens, ocupantes do outro veículo, foram socorridos por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

    O rapaz morreu no local. Testemunhas contaram à Polícia Militar que o condutor socorrido teria perdido o controle do veículo em uma curva, invadindo a contramão, momento em que atingiu a motocicleta que seguia no sentido contrário. Um homem de 50 anos que estava na garupa foi socorrido pelo Samu, assim como o motociclista. Eles foram encaminhados a um hospital de Cachoeiro.

    A perícia da Polícia Civil esteve no local e encaminhou o corpo para o Serviço Médico Legal (SML) de Cachoeiro de Itapemirim.

    Ícone - Publicado em Publicado em 4 de dezembro de 2023 às 12:17

    Corpo esquartejado é achado enterrado em cova rasa em Fradinhos, Vitória

    Área de mata onde corpo foi encontrado no bairro Fradinhos
    Área de mata onde corpo foi encontrado no bairro Fradinhos. (Oliveira Alves)

    Um corpo esquartejado foi encontrado enterrado em uma cova rasa na parte alta do bairro Fradinhos, em Vitória, no meio de uma área de mata de difícil acesso. Quem achou o cadáver foi um morador, que estava no local para pegar lenha.

    Polícia Civil foi até a região na manhã desta segunda-feira (4). Para chegar até a cova, era preciso caminhar por quase 10 minutos em uma trilha. Conforme apuração do repórter André Falcão, da TV Gazeta, tudo indica que a pessoa foi torturada no meio da mata e morta com tiros na cabeça. O corpo foi esquartejado.

    O corpo estava em estado de decomposição. A Polícia Civil informou que "o procedimento será encaminhado para a Divisão Especializada de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vitória, que aguardará o resultado dos exames. O corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento Médico Legal (DML) de Vitória para identificação e realização do exame cadavérico, visando determinar a causa da morte".

    Júlia Afonso
    Repórter / [email protected]
    Ícone - Publicado em Publicado em 4 de dezembro de 2023 às 11:03

    Jovem é presa suspeita de esfaquear homem nas costas em Linhares

    Uma jovem de 23 anos foi presa em flagrante após esfaquear um homem de 28 anos nas costas dentro de casa no bairro Aviso, em Linhares, no Norte do Espírito Santo, na madrugada desta segunda-feira (4). Segundo a Polícia Militar, a vítima foi encontrada caída ao chão, com um corte profundo.

    De acordo com boletim de ocorrência da PM, a faca enferrujada de cabo de madeira e medindo cerca de 30 cm, utilizada no crime, foi recolhida. Uma equipe médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou os primeiros atendimentos e depois encaminhou a vítima para o Hospital Rio Doce, no mesmo município. Até o momento, não há mais informações sobre o estado de saúde do homem.

    A mulher suspeita foi localizada na casa. A PM informou que ela resistiu à ação policial, o que motivou o uso de força para contê-la e depois levá-la até a Delegacia Regional de Linhares. Em nota, a Polícia Civil informou que a jovem foi autuada em flagrante por tentativa de homicídio, resistência e desobediência à ação policial e foi encaminhada ao presídio feminino.

    Ícone - Publicado em Publicado em 4 de dezembro de 2023 às 10:53

    Jovem é morto e homem fica ferido durante ataque a tiros em Vitória

    Watila de Jesus Silva, morto no Morro do Macaco, em Tabuazeiro
    Watila de Jesus Silva, morto no Morro do Macaco, em Tabuazeiro. (Acervo pessoal)

    Um jovem de 26 anos, identificado como Watila de Jesus Silva, foi morto a tiros durante a madrugada desta segunda-feira (4) na parte alta de Tabuazeiro, em Vitória. Um amigo dele, de 32 anos, foi baleado e se escondeu em uma distribuidora de bebidas; depois, foi socorrido ao Hospital Estadual de Urgência e Emergência (Heue), também na Capital. 

    De acordo com a perícia, Watila ficou com oito perfurações, enquanto a outra vítima teve duas. A Polícia Militar informou que "equipes realizavam patrulhamento preventivo pelo bairro quando ouviram disparos de arma de fogo na parte alta do morro. Imediatamente as guarnições se deslocaram para o local, onde encontraram um homem alvejado escondido dentro de uma distribuidora de bebidas. Ele foi socorrido. Ainda durante varredura pela região, posteriormente, os militares localizaram mais um homem alvejado, já em óbito". 

    Conforme apuração do repórter André Falcão, da TV Gazeta, Watila estava com amigos quando, segundo testemunhas, homens de carro e de moto atiraram neles. Inicialmente, a polícia trabalha com duas linhas de investigação: a primeira é que Watila e os amigos, que são de Cariacica, teriam ido comprar drogas no Morro do Macaco. A segunda é a possibilidade de ele e os colegas terem ido atacar traficantes de Tabuazeiro. 

    Polícia Civil disse que o caso seguirá sob investigação da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vitória. Até a manhã desta segunda-feira, ninguém tinha sido preso. 

    Ícone - Publicado em Publicado em 4 de dezembro de 2023 às 10:51

    Homem é baleado ao beber com amigos em rua de Linhares

    16ª Delegacia Regional de Linhares
    16ª Delegacia Regional de Linhares. (Reprodução | TV Gazeta Norte)

    Um homem foi alvo de vários tiros no bairro Planalto, em Linhares, no Norte do Espírito Santo, na noite de domingo (3). Segundo informações da Polícia Militar, ele estava sentado no meio-fio de uma rua bebendo com alguns amigos quando surgiu um indivíduo armado e realizou os disparos. A vítima foi socorrida em estado grave para um hospital da cidade.

    Consta em boletim de ocorrência da PM que o homem baleado tem passagens pela polícia por assalto e por tráfico. À Polícia Militar, testemunhas relataram que ele foi atingido por oito disparos. Após atirar, o suspeito fugiu e não foi mais visto. Quando os policiais chegaram ao local, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estava realizando atendimento médico. A vítima foi encaminhada a um hospital, sob escolta policial.

    A reportagem de A Gazeta demandou a Polícia Civil para obter mais informações sobre o caso. Em nota, a corporação informou que o caso é investigado pela Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Linhares e que, até o momento, nenhum suspeito foi detido.

    “Informações podem ser compartilhadas de forma sigilosa por meio do Disque-denúncia (181), que é uma linha de contato gratuita, disponível em todos os municípios do Estado. As informações passadas pela comunidade podem ser cruciais para o avanço das investigações”, informou, em nota.

    Ícone - Publicado em Publicado em 4 de dezembro de 2023 às 09:08

    Após concreto atingir grávida, Crea-ES fiscaliza postes em Vila Velha

    Crea-ES fiscaliza poste em Vila Velha após concreto atingir grávida
    Crea-ES fiscaliza poste em Vila Velha após concreto atingir grávida. (Ricardo Medeiros)

    Após uma empresária de 34 anos, grávida de seis meses, ser atingida na cabeça por um pedaço de concreto que se desprendeu de um poste na Praia de Itaparica, em Vila Velha, na tarde de domingo (3), uma equipe do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) esteve no local para fiscalizar a estrutura na manhã desta segunda-feira (4), um dia após o ocorrido.

    Clesiane de Fátima Viana estava com o marido, João Paulo Martinez, de 31 anos, olhando o cardápio de um quiosque quando o concreto caiu do poste. Em um vídeo que mostra o acidente dá para ver que a empresária cai no chão na mesma hora em que é atingida na cabeça.

    Ela foi socorrida por uma equipe do Corpo de Bombeiros e encaminhada para atendimento no Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória. No mesmo dia, Clesiane teve alta, mas como desmaiou em casa no início da noite, o marido dela a levou a um hospital particular, onde ela está internada, segundo ele, com fratura no crânio.

    Responsável pelo poste de iluminação de onde o concreto se desprendeu, a Prefeitura de Vila Velha lamentou o ocorrido e disse que vai prestar assistência à vítima. "Uma equipe técnica fará vistoria no local para substituir a estrutura. Nesse ano cerca de 20 postes já foram substituídos devido à corrosão da maresia e ação do tempo. No entanto, a empresa prestadora de serviço de iluminação pública será notificada para laudar as causas do desprendimento do fragmento".

    Ícone - Publicado em Publicado em 4 de dezembro de 2023 às 08:46

    1ª semana de dezembro começa com temperatura perto dos 40ºC no ES

    Domingo de sol na Praia do Hawaizinho
    Domingo de sol na Praia do Hawaizinho, em Vitória. (Fernando Madeira)

    A primeira semana de dezembro no Espírito Santo vai ser de sol e temperaturas perto dos 40 °C na maioria das regiões. Como informado pela Climatempo, essa previsão deve prevalecer durante o mês no Estado, que deve ter calor acima da média e pouca chuva.

    Para esta segunda-feira (4), a previsão é de sol em todo o Estado, com chance de chuvisco entre a madrugada e a manhã apenas no Litoral Norte. Há previsão de chuva apenas para o Sul, onde podem ocorrer algumas pancadas à tarde. Nessa região, a temperatura máxima pode atingir 39 °C; no Noroeste, 37 °C; na Grande Vitória, 35 °C; e na região Serrana, 34 °C.

    Na terça-feira (5) só há previsão de chuva no Caparaó e na Região Serrana. Na quarta-feira (6), o sol também predomina em todo o Estado e só está previsto chuvisco no Extremo Norte e na Grande Vitória.

    Ícone - Publicado em Publicado em 4 de dezembro de 2023 às 07:44

    ES vai ter menos chuva e calor acima da média em dezembro

    Espírito Santo vai ter menos chuva e calor acima da média em dezembro
    Espírito Santo vai ter menos chuva e calor acima da média em dezembro. (Climatempo)

    Espírito Santo vai ter menos chuva e calor acima da média em dezembro, conforme previsão da empresa de meteorologia Climatempo. Conforme antecipado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), essas mudanças no tempo são reflexo dos efeitos no El Niño no clima.

    Para o território capixaba neste mês, a Climatempo destaca a ocorrência de veranicos, quando há pouca chuva e calor intenso. São esperados períodos relativamente longos sem precipitações. 

    A irregularidade da chuva vai deixar a temperatura mais alta do que o normal no norte e Leste de Minas Gerais, no Espírito Santo e na faixa litorânea do Rio de Janeiro. Essas regiões são as mais sujeitas a terem dias de calor mais extremo.

    Ícone - Publicado em Publicado em 3 de dezembro de 2023 às 19:06

    Corpo com marca de tiro é encontrado em Guriri, São Mateus

    Foto: Assessoria de Comunicação/ Vice-governadoria
    Caso está sendo investigado pela Delegacia de São Mateus. (Assessoria de Comunicação/ Vice-governadoria)

    Um corpo foi encontrado com sinais de violência e marca de tiro em uma área de restinga do balneário de Guriri, em São Mateus, no Norte do Espírito Santo, na tarde de sábado (2). A Polícia Civil informou que foi constatado no local que a morte se trata de um caso de homicídio por arma de fogo. Devido ao avançado estado de decomposição, não foi possível identificar a vítima.

    O cadáver foi encaminhado para o Departamento Médico Legal (DML) de Vitória para ser identificado, por meio do DNA, e para a realização do exame cadavérico, que vai determinar a causa da morte.

    O caso está sendo investigado pela Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de São Mateus.

    Ícone - Publicado em Publicado em 3 de dezembro de 2023 às 17:36

    Incêndio atinge área de mata às margens da Rodovia do Contorno na Serra

    Um incêndio atingiu uma área de mata às margens da Rodovia do Contorno (trecho da BR 101), no bairro Polo Industrial Piracema Jacuhy, na Serra, neste domingo (3). O repórter fotográfico Fernando Madeira, de A Gazeta, foi ao local e constatou que o fogo avançou para outra região de mata, que fica ao lado de onde começaram as chamas. 

    Vídeo e fotos registradas pelo repórter fotográfico mostram o incêndio, com a densa nuvem de fumaça que se formou devido ao fogo. O local costuma ser alagado, mas o período de estiagem pode ter afetado a água que fica no local.

    Incêndio atinge área de mata no bairro Polo Industrial Piracema, na Serra
    Incêndio atinge área de mata no bairro Polo Industrial Piracema, na Serra. (Fernando Madeira)

    A reportagem demandou a Eco101, que administra o trecho da BR 101 no Espírito Santo, mas a concessionária informou não ser responsável pela área afetada pelas chamas. Segundo a empresa, o Corpo de Bombeiros foi acionado. A corporação foi procurada durante a tarde e disse, no entanto, não ter recebido chamado. No

    No início da noite, A Gazeta voltou a demandar os Bombeiros e a corporação disse, em nova nota enviada às 19h12, que uma equipe ainda estava no local combatendo o fogo. Na manhã desta segunda-feira (4), a corporação informou à reportagem que o incêndio foi combatido e extinto. Não houve vítimas e nenhuma edificação foi atingida pelas chamas.

    Mikaella Mozer
    Repórter / [email protected]
    Ícone - Publicado em Publicado em 3 de dezembro de 2023 às 15:08

    COP 28: Casagrande apresenta estratégias do Plano de Descarbonização do ES

    Renato Casagrande na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28)
    Renato Casagrande, governador do Espírito Santo, na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28). (Divulgação | Governo do ES)

    governo do Espírito Santo lançou o Plano Estadual de Descarbonizarão e Neutralização de Gases de Efeito Estufa (GEE) durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), neste domingo (3), em Dubai. No evento, o governador Renato Casagrande (PSB) também anunciou um novo decreto que estabelece as medidas administrativas necessárias para transição de uso dos combustíveis fósseis para biocombustíveis nos veículos da frota da administração pública Estadual.

    O plano apresenta políticas, diretrizes e estratégias necessárias para neutralização das emissões dos gases de efeito estufa (GEE) no Espírito Santo até 2050, além da promoção da resiliência climática.

    São quatro estratégias: minimização das emissões; aumento da eficiência; mecanismos de compensação e emissão; e remoção e captura de GEE. Os setores econômicos capixabas foram agrupados em: Energia e Industria; Transportes; Resíduos; e Afolu, que significa a junção de Agropecuária, Floresta e Uso do Solo. O documento está disponível para consulta pública, por 30 dias, no site planodescarbonizacao.es.gov.br.

    Ícone - Publicado em Publicado em 3 de dezembro de 2023 às 13:23

    Tutora denuncia clínica após cachorra internada fugir e morrer atropelada

    A vira-lata Nala morreu após fugir da clínica onde estava internada e ser atropelada
    A vira-lata Nala morreu após fugir da clínica onde estava internada e ser atropelada. (Sâmela de Andrade Celestino)

    Uma cachorra morreu atropelada às margens da BR 262, em Cariacica, após fugir de uma clínica veterinária onde havia sido internada para ser tratada de intoxicação alimentar. De acordo com Sâmela de Andrade Celestino, tutora da vira-lata Nala, de 2 anos, o animal foi deixado no local no início da noite de sábado (2) com diarreia, junto com outra cachorrinha de 3 meses, depois de as duas terem comido chocolates.

    “A clínica que eu sempre levo minhas cachorras estava fechada e decidi deixar nesta que não conhecia. Por volta das 21 horas, liguei para a clínica e a veterinária disse que estava tudo bem. Minutos depois, ela retornou a ligação dizendo que a Nala tinha fugido e precisava de ajuda para procurá-la. Passamos a procurar também e só no início da manhã a encontramos atropelada, já sem vida”, relata Sâmela.

    Segundo a tutora da cachorra, a veterinária responsável alegou que estava sozinha no momento do ocorrido e não conseguiu impedir a fuga. Conforme o boletim de ocorrência registrado por Sâmela, ao levar o animal sem vida à clínica, houve uma discussão. De acordo com ela, um homem, que teria se identificado como irmão do proprietário do estabelecimento, estava armado. A tutora disse ter se sentido intimidada e, depois disso, procurou a polícia.

    “A responsabilidade é da clínica. Deixei minhas cachorras internadas para serem cuidadas e uma delas morre. O tempo todo o caso foi tratado com descaso. Em nenhum momento, foi me pedido desculpa ou houve comoção. Só disseram que não podiam fazer nada”, desabafa Sâmela.

    Em nota, a Clínica Vets Help afirma que não se isenta do fato e se solidariza com a dor dos familiares. “Estamos abertos para futuros esclarecimentos, visto que o caso certamente será acompanhado na esfera judicial, para devida elucidação dos fatos e apuração das responsabilidades.” A Polícia Civil vai investigar o caso. 

    ATUALIZAÇÃO: O título desta reportagem foi modificado.