ASSINE

Pesquisadores criam pílula anticoncepcional de dose única mensal

Cápsula seria ingerida e ficaria no estômago liberando a substância gradualmente, até

Publicado em 06/12/2019 às 17h46
Método contraceptivo: pílula anticoncepcional. Crédito: shutterstock
Método contraceptivo: pílula anticoncepcional. Crédito: shutterstock

A pílula anticoncepcional é um método para prevenir a gravidez antigo e muito eficaz. Mas desde que o comprimido seja tomado todos os dias. Aí é que está o problema. Não são poucos os casos de mulheres que engravidam simplesmente porque se esquecem de ingerir a dose diária.

Pensando nisso, pesquisadores do Massachussetes Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos), estão desenvolvendo um anticoncepcional de dose única. Eles descobriram uma forma de colocar o medicamento em uma cápsula para ser ingerida uma vez ao mês. Ela fica no estômago e vai liberando gradualmente a substância por quatro semanas. Depois, a cápsula é eliminada pelo trato digestivo.

A novidade ainda não tem data para chegar às farmácias. Os cientistas ainda estão fazendo testes com animais. Devem ser necessários mais três ou quatro anos para que o experimento seja feito em humanos.

Para a ginecologista e obstetra Karoline Santiago Landgraf, o método é, de fato,  interessante para pacientes indisciplinadas para o uso diário da pílula e que têm alguma objeção ao injetável, que também tem dose mensal, como o medo de agulhadas, por exemplo. "O problema é que caso haja alguma reação ou intolerância à substância, a eliminação completa só se dará em quatro semanas", comenta a médica.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.