ASSINE

Home office: 6 cuidados para preservar sua coluna na quarentena

A liberdade de trabalhar em casa nem sempre vem acompanhada de conforto. Separamos dicas para você ajeitar sua postura enquanto cumpre suas funções no isolamento

Publicado em 13/04/2020 às 11h18
Atualizado em 13/04/2020 às 14h51
Homem trabalhando com notebook no colo em home office: cuidados com a postura
Homem trabalhando com notebook no colo em home office: cuidados com a postura. Crédito: Freepik

Por causa da pandemia de coronavírus, muita gente teve que se adaptar de um dia para o outro ao home office. A liberdade de trabalhar em casa nem sempre vem acompanhada de conforto. E aí, em poucos dias de quarentena, já tem alguns profissionais com dores diversas no corpo por causa da má postura.

Para que o trabalho em casa não acabe com a coluna de ninguém, aqui vão algumas dicas de especialistas.

O fisioterapeuta Victor Stefanon e Sousa, proprietário do estúdio Biomoviment, na Praia do Canto, admite que as condições nem sempre serão as ideais, mas é possível tornar o home office menos prejudicial ao corpo.

“Como estamos em um momento de exceção, em que não é possível comprar equipamentos e móveis ergonômicos, as soluções apresentadas não são as ideais, mas ajudam a minimizar danos e dores nas costas”, ressalta ele.

O ortopedista e diretor regional do Estado da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé, Dr. Jorge Kriger, alerta para as dores na coluna que são acusadas por má postura e falta das atividades físicas regulares. “É importante que exercícios continuem sendo realizados dentro de casa, principalmente voltados para o fortalecimento e alongamento da musculatura” diz Jorge.

De acordo com o ortopedista, caso você apresente um quadro com dor na região de trás do pescoço, nas costas, na região mais baixa, é bem provável que possa ser uma lombalgia.

Como a orientação é evitar aglomerações e só procurar os hospitais com caso de sintomas mais sérios do Covid-19, se a dor puder ser aliviada dentro de casa, o médico indica a utilização de bolsa de água quente no local, com aplicações de 20 a 30 minutos. Além disso, se a pessoa não for alérgica, pode utilizar um analgésico à base de dipirona ou paracetamol.

Caso a dor continue, quatro ou cinco dias, Kriger diz que é preciso procurar uma clínica ortopédica para consultar um profissional.

Doenças

A educadora física e bailarina Anninha Martins, especialista em psicomotricidade motora e fisiologia do exercício, explica que problemas posturais podem ocasionar dores e contraturas musculares nos indivíduos ou até mesmo doenças futuras, dentre elas: hiperlordose, escoliose, hipercifose e retificação da cervical e/ou da coluna.

A educadora física aconselha que o profissional levante de três em três horas e realize uma pequena caminhada, até o toilette ou beber água, por exemplo, para evitar dores lombares e/ou torácicas.

“Para os que trabalham de maneira integral em frente ao computador, é importante alongar a região lombar e os membros superiores com o auxílio da cadeira, diminuindo a frequência de posturas incorretas, devido ao déficit de exercícios”, recomenda ela.

Veja as dicas dos especialistas

  1. 01

    Crie um ambiente adequado

    Não trabalhe na cama ou no sofá. Se não tiver escritório, coloque o computador ou laptop na mesa da cozinha ou da sala e escolha uma cadeira confortável, com encosto, para realizar o trabalho

  2. 02

    Nivele o computador

    O computador deve ficar na altura dos olhos para que o pescoço não fique inclinado para baixo. Caso não tenho um suporte, coloque livros e revistas embaixo do monitor ou do laptop para nivelar sua altura. Caso tenha um teclado extra, use-o para um posicionamento adequado do ombro

  3. 03

    Sente-se corretamente

    A postura ideal é colocar as pernas paralelas à cadeira – flexionar os joelhos em um ângulo de 90 graus e apoiar bem ambos os pés no chão. Os braços devem ficar ao lado do corpo, com ombros e pescoços relaxados (os antebraços devem fazer um ângulo de 90 graus). Ajuste o encosto da cadeira na região lombar com o objetivo de manter o tronco ereto

  4. 04

    Evite forçar o pescoço

    Evite inclinar o pescoço e/ou aproximá-lo ao peito, pois essas posições podem gerar tensões nos ombros e nas costas

  5. 05

    Como posicionar o mouse

    O mouse deve ser posicionado perto do corpo e em um lugar de fácil acesso. O ideal é fazer o mínimo de esforço para movê-lo e para clicar. Apoie o antebraço na mesa para manuseá-lo. Evite realizar qualquer movimento do mouse apenas com o punho. Não é aconselhável apoiar o cotovelo na mesa, pois casos de tendinites podem acorrer por este motivo.

  6. 06

    Faça pausas

    Dedique 15 minutos diários para exercícios de alongamentos de baixa complexidade para as pernas, braços, coluna e pescoço.  -Faça pausas durante o expediente. Levante, vá ao banheiro, hidrate-se... Esse tempo é essencial para relaxar e ganhar produtividade.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.