> >
Entre 30% e 50% dos cânceres podem ser prevenidos, diz médico

Entre 30% e 50% dos cânceres podem ser prevenidos, diz médico

Alguns exames, se forem feitos periodicamente, podem detectar a doença ainda na fase inicial, quando o tratamento tem grande chance de sucesso

Publicado em 21 de novembro de 2019 às 16:19

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Célula de câncer . (Arquivo)

O câncer é uma das principais causas de morte do mundo. Apesar de seus efeitos devastadores, entre 30% e 50% deles podem ser prevenidos quando utilizadas estratégias de prevenção, detecção precoce e tratamento. Para falar mais sobre o assunto, entrevistamos o especialista em diagnóstico por imagem Libório Mule Jr.

Este vídeo pode te interessar

  • Aspas de citação

    Além da manutenção de uma vida saudável, que é a melhor forma de prevenção para qualquer doença, inclusive o câncer, alguns exames devem ser feitos de forma periódica e são muito eficazes.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Eu destacaria alguns exames como a mamografia e a ultrassonografia mamária, a colonoscopia, o papanicolau e a colposcopia, o toque retal, a ultrassonografia transvaginal, entre outros. É importante manter um acompanhamento médico constante para mapear os exames que devem ser feitos periodicamente, principalmente em pacientes que tenham um histórico familiar ou uma conhecida predisposição genética.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Sim. Muitas vezes esses exames podem detectar pólipos intestinais, lesões pequenas e outros problemas que podem vir a formar um tumor. Além disso, mesmo que o paciente já tenha desenvolvido um câncer, as chances de cura chegam ao dobro quando há um diagnóstico precoce.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Com certeza. Muitos tipos de câncer só manifestam sintomas quando já estão em estágio avançado, como o colorretal, o de colo de útero, e o de próstata, por exemplo.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    São fundamentais. O diagnóstico precoce envolve três etapas: conscientização, avaliação clínica e diagnóstico, e acesso ao tratamento. A divulgação de informações e o lançamento de campanhas como essa fazem com quem as pessoas busquem ajuda o quanto antes.

    Aspas de citação

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais