> >
Aprenda um truque simples para descansar os olhos das telas

Aprenda um truque simples para descansar os olhos das telas

Especialista ensina regra dos 20x20x20 para quem passa muito tempo diante de computadores, tablets e celulares

Publicado em 26 de novembro de 2019 às 15:25

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Tela refletida na lente de óculos: hábito pode causar olho seco. (Shutterstock)

Já parou para pensar quantas horas por dia seus olhos ficam vidrados em telas? Todo mundo sabe que esse exagero no uso dos dispositivos eletrônicos traz consequências para a saúde. E a vista também sofre. Mas não adianta aconselhar ninguém a abandonar o tablet ou o celular. O jeito é apelar para o bom senso. 

Com algumas pequenas pausas programadas, é possível dar um descanso para seus olhos, evitando que fiquem muito secos. Para isso, especialistas ensinam um truque simples e muito eficaz.

Segunda a médica oftalmologista do Hospital de Olhos de Vitória, Klícia Molina, hoje em dia quase todos os pacientes tem os olhos secos e a prevalência da miopia tem aumentado substancialmente. “Estamos usando muito a visão de perto por conta do uso prologado de tablets e smartphones. Até nos momentos de descanso estamos usando os nossos olhos, seja com a TV, com celulares e até lendo um livro. E por isso acabamos piscando muito pouco, aumentando os casos da síndrome dos olhos secos, as alterações retinianas e a miopia”, diz ela.

Algumas dicas podem contribuir para evitarmos esses problemas. “A primeira delas é realizar pausas durante o trabalho que nos permita sair de frente dos eletrônicos. Isso vai ajudar a desfocarmos dos aparelhos e então, piscarmos mais os olhos, evitando a síndrome dos olhos secos”, aponta.

A médica cita uma regra que ela recomenda que todos façam. “E a regra do 20X20X20. Ela ajuda muito a descansar as vistas e consiste basicamente no seguinte: a cada 20 minutos trabalhando e usando a sua visão é ideal que você faca um descanso de 20 segundos intercalando ora o olho fechado e ora olhando um objeto a 20 metros de distância. Essa é uma regra de descanso e que melhora a frequência da síndrome do olho seco e da miopia”, orienta Klícia.

Miopia

O médico do Hospital de Olhos, André Machado afirma que a pausa também ajuda a prevenir a miopia. “Para prevenir a miopia essa pausa também se faz importante para que possamos olhar para diferentes distâncias durante o dia. Assim, exercitamos nossos olhos para as curtas e longas distâncias. Já para evitar as alterações retinianas, ocasionadas pela exposição à luz azul das telas, fazemos a prevenção que é colocar nas lentes dos óculos de grau, uma proteção que previne contra a luz emitida pelos celulares e computadores”, comenta ele.

Este vídeo pode te interessar

De acordo com Machado, algumas pessoas que não possuem problemas nas vistas estão optando por fazer óculos, mesmo sem a necessidade de grau, para proteger contra a luz azul emitida pelos aparelhos eletrônicos.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais