Estagiária / dsalgado@redegazeta.com.br
Publicado em 29 de maio de 2021 às 02:00
Os livros são grandes agentes transformadores, capazes de nos carregar de um lugar para outro. Entre diversas páginas, é possível vivenciar novas experiências ou gerar identificação. Na maternidade, a literatura é capaz de mostrar a realidade desse mundo que se torna tão íntimo. Com isso, muitas mães têm procurado se aprofundar em livros sobre o assunto como forma de se preparar para essa fase, principalmente as mamães de primeira viagem.
De acordo com a pediatra Thaís Ervatti, as mulheres têm buscado mais informações sobre a maternidade dentro do consultório. Ela afirma que as mamães procuram conhecimentos ''até mesmo antes do parto, seja buscando em livros, internet ou na consulta pediátrica pré-natal, numa tentativa de se preparar melhor para esse desafio que virá''.
A ginecologista e obstetra Nicole Kuster também compactua com o pensamento de que aumentou a busca por curiosidades pelas pacientes. Ela enxerga o livro como uma ótima ferramenta de amparo nesse processo. Nicole ressalta que, como profissional, ''é preciso estudar diariamente, porque sempre chegam com alguma dúvida/pergunta e precisa estar antenado para responder''. Segundo Kuster, as principais dúvidas das mães são a respeito do trabalho de parto, o local que vai ganhar o bebê, como o médico atua e, após o nascimento, sobre a amamentação.
Thaís faz uma boa observação sobre como a maternidade é vista nos dias atuais. De acordo com ela, as mulheres têm se apoiado bastante, ganhando forças e se libertando de um ''estigma tão duro, onde podem ser seres humanos reais, curtir mais os seus filhos e a maternidade em si, com suas dores e delícias, suporte, acolhimento e informação''.
Finalizando esse mês materno e andando ao lado da literatura, a equipe de reportagem, em conjunto com especialistas, separou 6 obras literárias que abordam a maternidade para você devorar!
Se você é assinante de A Gazeta, pode ter acesso a algumas das obras gratuitamente. O portal entrou em parceria com a plataforma Skeelo - que possui mais de 700 obras literárias, incluindo alguns dessa lista - em que é liberada a leitura de um livro por mês para os assinantes. O acesso é feito mediante ao CPF que está vinculado na assinatura do site A Gazeta.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta