> >
Arquiteta capixaba ganha prêmio de design nacional

Arquiteta capixaba ganha prêmio de design nacional

Natalia Scarpati é premiada no Brasil Design Award pela criação cadeira-balanço, da linha Arrebol

Publicado em 22 de novembro de 2019 às 18:41

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
A arquiteta Natalia Scarpati ganhou prêmio de design. (Divulgação Natalia Scarpati)

A arquiteta capixaba Natalia Scarpati acaba de ganhar o Brasil Design Award, o prêmio mais abrangente do design nacional, com a criação de uma cadeira-balanço. "Arrebol é um balanço para área externa que além de assumir medidas mais arrojadas e elegantes, alinha em um único produto a produção artesanal com o acabamento e durabilidade proporcionado por materiais e processos industriais. O que aporta ainda mais valor a peça e garante seu uso em áreas descobertas".

Ela conta que parte da inspiração surgiu com a poesia de Carlos Rennó e cantada por Gal Costa na música “Mar e Sol”, que retrata muito bem o aspecto romântico e acolhedor da peça. "Arrebol é o efeito causado pelo reflexo da luz do sol, tanto no amanhecer quanto no momento em que o sol se põe. Inspirado nisso, o mobiliário propõe um jogo entre dois materiais distintos: a tela para proporcionar a transparência (para que se veja o que está abaixo do mobiliário) e o tricô para garantir ainda mais o conforto", explica. 

Libriana, Natalia diz que ao escolher a arquitetura, a profissão lhe trouxe um olhar mais atento. "Esse é o principal alimento para minhas ideias. Ainda assim, fui incentivada a desenvolver produtos pelo meu pai durante a faculdade, que além de colocar a mão na massa comigo e embarcar em todas as minhas aventuras, desde cedo apostou que eu faria uma especialização em design em alguma cidade pelo mundo".

Este vídeo pode te interessar

E ele não estava errado.  Em 2010, durante uma visita a Barcelona, ela se encantou pela cidade.  E foi lá que se especializou em desenho de mobiliário. "Lá tive contato com grandes designers europeus e fiz colegas de todo o mundo", lembra ela, que acha que um mobiliário vai além de ser apenas um objeto de uso. "É um transmissor de sensações e momentos, auxiliando a qualidade com que se aprecia o tempo, podendo compartilhar diferentes histórias. As minhas criações estão sempre relacionadas com o momento em que estou vivendo na época da criação, seja um livro, uma música, uma viagem". 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais