> >
Conheça o capixaba que é referência no universo da cerâmica

Conheça o capixaba que é referência no universo da cerâmica

Ernane Batista é um dos principais ceramistas do Estado criando peças contemporâneas e de formas orgânicas para longe da produção em escala da indústria.

Publicado em 20 de junho de 2020 às 09:01

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Ernane Batista
Ernane Batista cria peças contemporâneas e de formas orgânicas. "Observo muito a natureza" . (Divulgação)

A arte surgiu na vida de Ernane Batista ainda na adolescência, quando ia ao Cine Metrópolis, na UFES, e após o término das sessões passeava pelo Espaço Universitário ou pela Galeria Universitária onde visitava as exposições de artistas capixabas. “Quando entrei na universidade a minha ideia era ir pelo caminho da fotografia. Como a sala de cerâmica ficava ao lado da sala de fotografia olhava aquele lugar com muita curiosidade. Um dia resolvi me matricular no primeiro módulo de cerâmica e depois disso nunca mais larguei”. Aos 44 anos, ele é um dos principais ceramistas do Estado criando peças contemporâneas e de formas orgânicas para longe da produção em escala da indústria. “Observo muito a natureza e as formas orgânicas presentes em coisas como plantas e sementes. A vista do ateliê, no bairro Santa Cecília, dá para a Reserva Ecológica da Pedra dos Dois Olhos e observar a mata me traz bastante inspiração. Como um bom capixaba tenho também uma grande relação com o mar o que faz com que muitas das formas marinhas sirvam de inspiração para a criação das minhas peças”, conta. Suas peças inclusive já apareceram no programa ‘Perto do Fogo’, apresentado pelo chef Felipe Bronze, no GNT. Ernane também tem um projeto paralelo de colagem analógica e nas horas vagas fica imerso entre revistas antigas e papéis. “A jardinagem também é um dos meus passatempos”. 

Este vídeo pode te interessar

  • Carta dos pais

    01

    Não dou, não vendo e não troco.

    As cartas que meus pais trocavam na época em que eram noivos e meu pai morava em São Mateus, o que ocorreu durante um período.

  • Anel da mãe

    02

    Guardo com carinho.

    Os anéis que minha mãe usava ficam sempre na minha cabeceira desde que ela faleceu, em decorrência do Alzheimer, há três anos.

  • Quadro que ganhou de presente

    03

    Presente inesquecível.

    Ganhei recentemente essa obra feita por Attílio Colnago que pertenceu a uma amiga muito querida. Uma “herança” muito afetiva de histórias que se cruzam.

  • Cadernos

    04

    Não saio de casa sem...

    Meus cadernos que me acompanham por todo lugar. Neles que faço meus apontamentos de agenda e esboços para novas criações.

  • Obra de arte

    05

    Eu adoro.

    Comprei essa peça no ateliê Suenaga e Jardineiro em uma viagem à Cunha (SP) cidade referência em cerâmica no Brasil. Foi meu primeiro contato com a proporção grandiosa que um ateliê de cerâmica pode ter.

  • Livro de quarentena

    06

    Companhia de quarentena.

    Neste momento de isolamento o livro ‘Arte Moderna, de Giulio Carlo Argan, tem sido uma grande companhia para estudos e referências artísticas.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais