> >
Conheça a capixaba que faz sucesso no universo da cerâmica

Conheça a capixaba que faz sucesso no universo da cerâmica

Após um curso na Itália, Fernanda Machado se tornou uma ceramista de mão-cheia. Suas peças já foram até para a Índia

Publicado em 8 de agosto de 2020 às 09:01

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Abrindo o Baú Fernanda Machado
Fernanda Machado cria peças inspiradas na natureza, nas pessoas, nos lugares e nas formas. (Divulgação)

Fernanda Machado sempre gostou de ver o belo, nas aulas de arte e nas visitas a museus. Em 2017, durante uma viagem, a publicitária viu a vida se transformar. “Tinha como ponto de partida um curso na Schumacher College, na Inglaterra. Quando terminei, fiz um retiro em silêncio por sete dias em um mosteiro cristão, e depois minha mãe chegou e fizemos uma viagem juntas. Quando estava programando essa viagem, tive muita vontade de aprender a fazer alguma coisa com as mãos que me desafiasse e que eu tivesse interesse. Assim veio a ideia da cerâmica”, lembra.

Enquanto a mãe voltava para o Brasil, a capixaba decidiu ir para a Itália frequentar um curso na Academia de Arte de Firenze. Acabou se apaixonando e se tornando uma ceramista de mão-cheia. Hoje suas peças fazem sucesso em todo o país. “Tudo me inspira, a natureza, as pessoas, os lugares, as cores e as formas. Por isso me permito ser livre e intuitiva nas criações da peças. As minhas peças já foram até para a Índia como presente de casamento”, conta orgulhosa.

Este vídeo pode te interessar

  • Abrindo o Baú Fernanda Machado

    01

    Não dou, não vendo e não troco.

    Emoldurei o convite do meu casamento, que tem essa aquarela da nossa Pedra Azul, lugar que amamos e vamos muito. Foi feita pela artista Mônica Boiteaux.

  • Abrindo o Baú Fernanda Machado

    02

    Souvenir.

    Esse é o colar de uma tribo Masai da Tanzânia. Eu e meu marido amamos conhecer lugares diferentes, principalmente as histórias das pessoas. E sempre trazemos uma lembrança.

  • Abrindo o Baú Fernanda Machado

    03

    Adoro

    Compramos essa obra da Marina Weffort quando mudamos para São Paulo. Amo a delicadeza do tule desfiado e as diferentes interpretações que as pessoas dão a ela.

  • Abrindo o Baú Fernanda Machado

    04

    Herança.

    O meu pai ganhou esse relógio do meu avô quando se casou. E deu para o meu marido no dia do nosso casamento civil, foi um momento cheio de significado e emoção para nós.

  • Abrindo o Baú Fernanda Machado

    05

    Guardo com carinho.

    Sou devota de Nossa Senhora das Graças e recebi essa imagem que Gabi Decottignies desenhou e me presenteou quando se hospedou na minha casa do Rio de Janeiro. Carrego ela com muito carinho.

  • Abrindo o Baú Fernanda Machado

    06

    Lembrança de casamento.

    Essa peça é uma criação minha. Fiz de presente para os convidados do meu casamento. Queria muito fazer uma pec?a que multiplicasse o amor, enta?o nada melhor que usar a frase preferida da nossa fami?lia: “A vida e? bela”.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais