Publicado em 11 de abril de 2023 às 20:33
- Atualizado há 3 anos
A Tupperware, fabricante americana de recipientes para armazenamento de alimentos, alertou que pode quebrar a menos que consiga rapidamente acesso a novas linhas de crédito. >
A empresa de 77 anos disse que havia "dúvidas substanciais sobre sua capacidade de continuar operando".>
A Tupperware tem tentado se reposicionar para um público mais jovem, mas não conseguiu impedir uma queda em suas vendas.>
Suas ações caíram quase 50% na segunda-feira (10/4), antes de se recuperarem ligeiramente nesta terça-feira (11/4).>
>
A empresa tornou-se conhecida nas décadas de 1950 e 1960, quando as pessoas nos EUA realizavam "festas Tupperware" em suas casas para vender recipientes de plástico para armazenamento de alimentos.>
A Tupperware ainda emprega uma equipe de vendas diretas — que ganha uma porcentagem de todos os produtos que vendem — além de vender produtos em seu site.>
Recentemente, começou a vender seus produtos na rede de varejo americana Target, em uma tentativa de atrair compradores mais jovens, bem como para outros varejistas em todo o mundo.>
Também ampliou sua linha para produtos culinários, como um grill que funciona em micro-ondas.>
Na época, Miguel Fernandez, presidente-executivo da Tupperware — o terceiro em cinco anos — disse que imaginou a churrasqueira "para alguém que mora em um apartamento na cidade de Nova York e não pode fazer churrasco ao ar livre, mas pode usar isso".>
No entanto, Neil Saunders, diretor-gerente de varejo da consultoria GlobalData, disse que a Tupperware "não conseguiu mudar com o tempo em termos de produtos e distribuição".>
Ele disse que o método de venda direta para clientes mais jovens por meio de festas da Tupperware "não estava funcionando" e que mesmo os clientes mais velhos que "se lembravam da Tupperware em seu apogeu" seguiram em frente — eles agora podem comprar recipientes mais baratos ou mais elegantes em lojas físicas ou online.>
Enquanto isso, a Tupperware disse em março que sua força de trabalho de vendedores diretos encolheu 18% em 2022 em comparação com o ano anterior. A empresa também foi impactada pelos lockdowns da pandemia de covid-19 na China, que afetaram o acesso do consumidor aos produtos.>
Saunders também disse que a Tupperware — embora considerada inovadora há muitos anos — talvez não seja hoje tão inventiva e estilosa quanto outras marcas, como a Joseph Joseph, a empresa de design de artigos para casa fundada pelos irmãos gêmeos Antony e Richard Joseph.>
Os clientes mais jovens também adotaram produtos mais ecológicos, como papel de cera de abelha para manter os alimentos frescos, que podem ser usados repetidamente, disse ele.>
Em comunicado, a Tupperware disse que suas ações corriam o risco de serem retiradas da Bolsa de Valores de Nova York porque a empresa ainda não havia apresentado seu relatório anual, um dos pré-requisitos para a listagem.>
Também alertou que teve que renegociar seus empréstimos depois de já alterar seus contratos de empréstimo três vezes desde agosto de 2022.>
A Tupperware informou ainda que está tendo dificuldades com os custos de juros mais altos em seus empréstimos enquanto tenta recuperar o negócio.>
A empresa disse que "prevê atualmente que pode não ter liquidez adequada no curto prazo" e acrescentou que "concluiu, portanto, que há dúvidas substanciais sobre sua capacidade de continuar operando".>
Há apenas um mês, a diretora financeira da Tupperware, Mariela Matute, que ingressou na empresa em maio do ano passado, disse a investidores: "Estamos confiantes de que seremos capazes de operar sem dúvidas substanciais em 2023".>
Além disso, a Tupperware disse que seus resultados financeiros para 2021 e 2022, bem como seus números intermediários em 2021 e nos primeiros três meses de 2022, foram "incorretos" devido à forma como a empresa contabilizava impostos e aluguéis.>
O preço das ações da Tupperware subiu 5,6% na terça-feira, após cair quase 50% na segunda-feira.>
A empresa disse que está trabalhando com consultores financeiros para garantir mais liquidez. Também está examinando se pode vender propriedades e cortar empregos.>
No entanto, para Saunders, da consultoria GlobalData, isso já não é mais possível. >
Em sua visão, se a empresa tivesse feito mudanças há 10 anos, como vender em lojas ou no atacado, poderia estar em uma posição diferente agora.>
Ele ressalva, contudo, que o nome da marca ainda é bem conhecido, e a empresa poderia apelar para um gigante do varejo como o Walmart — que era dono da Asda — ou até mesmo a Amazon, para manter-se operante. >
A Tupperware foi fundada por Earl Tupper, um químico americano, em 1946.>
Os produtos de polietileno hermético e à prova d'água — com tampa de dupla vedação — eram vendidos em lojas de departamento, mas não tiveram sucesso imediato porque os clientes em potencial não sabiam como usá-los — estavam acostumados com produtos de vidro e cerâmica.>
Foi então que uma vendedora chamada Brownie Wise — que já vendia produtos de limpeza de porta em porta ou festas em casa — passou a vender ela mesma Tupperware.>
Ela usou demonstrações caseiras para encontrar clientes e recrutou outros vendedores para vender os produtos.>
Wise acabou contratada como vice-presidente de marketing da Tupperware pelo próprio Tupper, ajudando a impulsionar o crescimento do negócio por meio de festas que também permitiam que as mulheres ganhassem uma renda.>
No entanto, Tupper e Wise teriam entrado em conflito sobre a estratégia da empresa e, em 1958, Tupper demitiu Wise. Ela processou a empresa e ganhou um ano de salário. Tupper acabou vendendo o negócio.>
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta