Publicado em 30 de dezembro de 2024 às 20:44
Especialistas em aviação levantam dúvidas sobre um muro de concreto "incomum" perto da pista de pouso e seu papel no acidente aéreo da Coreia do Sul que matou 179 pessoas no domingo (29/12).>
Imagens mostram o avião da Jeju Air saindo da pista antes de colidir com o muro e explodir em chamas no Aeroporto Internacional de Muan.>
Autoridades que investigam a causa do pior acidente aéreo da história da Coreia do Sul estão considerando a relevância da localização do muro de concreto a cerca de 250 metros do final da pista.>
O especialista em segurança aérea David Learmount diz que se a barreira não estivesse lá, o avião "teria parado com a maioria – possivelmente todos – os que estavam a bordo ainda vivos".>
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O piloto relatou que o avião havia atingido um pássaro e então abortou o pouso original e solicitou permissão para pousar na direção oposta.>
O avião desceu a alguma distância do fim da pista de 2,8 mil metros e pareceu pousar sem usar suas rodas ou qualquer outro trem de pouso.>
Learmount diz que o pouso foi "tão bom quanto um pouso sem flaps/trem de pouso poderia ser: asas niveladas, nariz não muito alto para evitar quebrar a cauda" e o avião não sofreu danos substanciais ao deslizar pela pista.>
"A razão pela qual tantas pessoas morreram não foi o pouso em si, mas o fato de que a aeronave colidiu com uma obstrução muito dura logo após o fim da pista", diz ele.>
Christian Beckert, um piloto da Lufthansa baseado em Munique, chamou a estrutura de concreto de "incomum", dizendo à agência de notícias Reuters: "Normalmente, em um aeroporto com uma pista no final, você não tem uma parede".>
A estrutura de concreto contém um sistema de navegação que auxilia os pousos de aeronaves – conhecido como localizador – de acordo com a agência de notícias Yonhap da Coreia do Sul.>
Com 4 metros de altura, ele é coberto com terra e foi elevado para manter o localizador nivelado com a pista para garantir que funcione corretamente, relatou a Yonhap.>
O Ministério dos Transportes da Coreia do Sul disse que outros aeroportos no país e alguns no exterior têm o equipamento instalado com estruturas de concreto.>
No entanto, as autoridades examinarão se ele deveria ter sido feito com materiais mais leves que quebrariam mais facilmente com o impacto.>
Chris Kingswood, um piloto com 48 anos de experiência que voou no mesmo tipo de aeronave envolvida no acidente, disse à BBC News: "Obstáculos dentro de um certo alcance e distância da pista devem ser frangíveis, o que significa que se uma aeronave os atingir, eles quebrarão".>
"Parece incomum que seja algo tão rígido. A aeronave, pelo que entendi, estava viajando muito rápido, pousou muito abaixo da pista, então deve ter passado muito do fim da pista... então onde você traçará o limite com isso? Isso certamente é algo que será investigado", acrescentou.>
"Aviões não são estruturas fortes – eles são, por design, leves para torná-los eficientes em voo. Eles não são realmente projetados para ir em alta velocidade em sua barriga, então qualquer tipo de estrutura pode fazer com que a fuselagem se quebre e então seja catastrófico.">
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O combustível é mantido nas asas, então, uma vez que a asa se rompe, o potencial de incêndio é significativo, observou Kingswood.>
"Portanto, não é certo que se a parede não estivesse lá, o resultado teria sido completamente diferente", ponderou o piloto.>
Kingswood disse que ficaria "surpreso se o campo de aviação não tivesse atendido a todos os requisitos de acordo com os padrões do setor".>
"Suspeito que se andássemos pelos campos de aviação em muitos aeroportos internacionais importantes... encontraríamos muitos obstáculos que poderiam ser acusados de apresentar um risco", acrescentou.>
A analista de aviação Sally Gethin questionou se o piloto sabia que a barreira estava lá, principalmente porque o avião estava se aproximando da direção oposta à aproximação de pouso usual.>
"Precisamos saber se [os pilotos] sabiam que havia esse limite rígido no final?", disse ela à BBC News.>
"Se eles foram orientados pela torre de controle a reverter o uso da pista na segunda vez, isso deve aparecer na investigação das caixas-pretas. Acho que há muitas perguntas [a serem respondidas].">
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