> >
Imagens revelam grandes danos na mesquita mais antiga de Gaza

Imagens revelam grandes danos na mesquita mais antiga de Gaza

No vídeo, verificado pela BBC, grande parte da Grande Mesquita de Omari parece estar reduzida a destroços, sendo apenas seu minarete ainda intacto

Publicado em 11 de dezembro de 2023 às 09:32

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Imagem BBC Brasil
As paredes medievais danificadas da mesquita são vistas em vídeos verificados pela BBC. (TELEGRAM)

Vídeos divulgados mostram danos extensos na mesquita mais antiga de Gaza, com o Hamas acusando o exército israelense de bombardear o local.

No vídeo, verificado pela BBC, grande parte da Grande Mesquita de Omari parece estar reduzida a destroços, sendo apenas seu minarete ainda intacto.

Autoridades do Hamas acusaram Israel de cometer um "crime hediondo e bárbaro". O exército israelense não comentou o assunto.

A mesquita foi inaugurada no século 7 no local de uma igreja bizantina.

Localizada na cidade antiga de Gaza, a mesquita foi destruída várias vezes em vários conflitos e uma vez por um terremoto, mas foi reconstruída a cada vez.

Ela recebeu o nome de Omar, o segundo califa do Islã.

O Ministério de Antiguidades de Gaza, administrado pelo Hamas, acusou Israel de bombardear os locais históricos e arqueológicos do enclave, instando a agência cultural da ONU, a Unesco, a ajudar a proteger tais locais.

Israel acusou o Hamas de usar mesquitas, escolas e outras infraestruturas civis para esconder seus combatentes.

Imagem BBC Brasil
A mesquita de Omari vista em março deste ano. (EPA-EFE/REX/SHUTTERSTOCK)

As Forças de Defesa de Israel (IDF) lançaram sua operação militar em Gaza após um ataque mortal do Hamas a Israel em 7 de outubro.

Israel afirma que 1.200 pessoas foram mortas e 240 feitas reféns no ataque do Hamas. Vários reféns foram posteriormente libertados durante uma trégua de curta duração.

O Hamas afirma que Israel matou mais de 17.177 pessoas em sua campanha de retaliação, incluindo cerca de 7.000 crianças.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais