> >
Félicette, primeira gata a fazer uma viagem espacial

Félicette, primeira gata a fazer uma viagem espacial

A felina fez parte de um programa espacial francês em 1969 e teve sua história esquecida

Publicado em 18 de julho de 2019 às 10:55

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Félicette. (Reprodução)

Abril de 1961. O cosmonauta soviético Iuri Gagarin (1934-1968) se torna o primeiro homem a viajar para o espaço. Foi ovacionado e alçado ao título oficial de Herói da União Soviética.

Novembro de 1957. A vira-lata Laika é a primeira cadela a deixar a Terra. Morreu de hipertermia poucas horas após o lançamento da nave Sputnik 2. Sua morte é lamentada no mundo todo até hoje. Em 2008, ganhou uma estátua em sua homenagem. É citada no Monumento aos Conquistadores do Cosmos, em Moscou.

Outubro de 1963. Félicette, vira a primeira gata astronauta. Voltou viva, mas foi sacrificada poucos meses depois do voo para que cientistas pudessem analisar o resultado obtido com os eletrodos implantados no seu crânio. Sua história foi praticamente esquecida.

A felina fez parte do CNES (Centre national d’études spatiales), programa espacial francês. Antes do voo, enquanto passava por testes no laboratório, a bichana era denominada apenas como C 341. Porém, com a notícia da viagem, a mídia começou a chamá-la de Félix, por causa do famoso personagem Gato Félix. Então o Cerma, centro de pesquisa aeronáutica da França, decidiu deixar claro que se tratava de uma fêmea e pôs seu nome de Félicette.

A gatinha, assim como Laika, foi uma espécie de cobaia da corrida espacial. A disputa política e tecnológica pela conquista do espaço foi acirrada entre a União Soviética e os Estados Unidos durante a Guerra Fria, mas também envolveu outros países, como a França.

Para entender como a falta de gravidade poderia afetar os órgãos vitais, os cientistas enviavam animais ao espaço. Além de Félicette e Laika, chimpanzés, ratos e até tartarugas participaram desses programas.

Félicette era uma das 14 gatas recrutadas pelo Cerma para a missão. Os cientistas escolheram apenas fêmeas por causa do temperamento mais dócil. Não se sabe ao certo onde ou como elas viviam antes de irem para o centro de pesquisa.

No laboratório, as gatinhas recebiam apenas um código –como o de Félicette, que era C 341– para que os pesquisadores não se apegassem a elas. Eletrodos foram implantados cirurgicamente em seus crânios para avaliar a atividade cerebral durante os testes, que incluíam rotação para simular a gravidade zero.

Félicette foi a escolhida por ser a mais calma entre as gatas e por estar no peso adequado, com 2,5 kg.

No dia 18 de outubro de 1963, a gata foi lançada no foguete Véronique a partir do centro de pesquisas na Argélia, país no norte da África. O voo durou 13 minutos e voltou ao solo em segurança, com a gatinha viva.

Ela foi sacrificada dois meses após a missão para que os cientistas pudessem fazer uma autópsia e examinar seu cérebro.

Quando Félicette ainda estava viva, em 24 de outubro, outra gata foi enviada ao espaço, mas morreu durante o voo, que sofreu uma falha no lançamento.

Uma das gatinhas teve muitos efeitos colaterais após ter os eletrodos colocados no crânio. Então a equipe de pesquisadores decidiu remover os implantes, a batizou de Scoubidou e a adotou como mascote. Não se sabe ao certo qual foi o destino das outras gatas.

Após sua viagem bem-sucedida ao espaço, a gata teve sua foto publicada em cartões-postais. Mas sua história caiu no esquecimento.

Para reparar esse erro, o publicitário britânico Matthew Serge Guy decidiu criar uma vaquinha online para construir uma estátua em homenagem à Félicette.

A campanha arrecadou £43,323 (o equivalente a mais de R$ 202 mil) e a escultura será feita pela artista plástica Gill Parker.

Matthew contou ao Gatices que também não conhecia a história de Félicette até dois anos atrás.

“Em abril de 2017, enquanto trabalhava, encontrei uma toalha na cozinha dos funcionários que comemorava o 50º aniversário do gato que foi ao espaço. Não havia nome para o gato na toalha, nem se parecia com Félicette”, diz o publicitário.

Curioso, decidiu pesquisar sobre o assunto na internet. “Fiquei fascinado com a história de Félicette, como ela havia sido esquecida ao longo dos anos.”

A estátua, que deve ter no total certa de 1,5 m, será instalada na Universidade Espacial Internacional, na França. Mas, segundo Matthew, ainda não há uma data certa.

Este vídeo pode te interessar

Félicette, a gatinha que deu sua vida pela ciência, finalmente terá seu merecido reconhecimento.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais