Publicado em 1 de julho de 2020 às 18:36
O Facebook dará prioridade a artigos com base em informações em primeira mão e escritos por jornalistas identificados, anunciou nesta terça-feira (30) o gigante das redes sociais. >
"Hoje, estamos atualizando a forma como as notícias são classificadas no Feed de notícias para priorizar reportagens originais e histórias com autoria transparente. Esses sinais são baseados em pesquisas com usuários e foram construídos com feedback de editores de notícias e especialistas acadêmicos. Eles se aplicam apenas ao conteúdo de notícias", disse o Facebook em comunicado.>
"Priorizaremos artigos no Feed de notícias que identificarmos como originais de uma história ou tópico em desenvolvimento. Faremos isso analisando grupos de artigos sobre um tópico específico da história e identificando os mais citados como fonte original. Começaremos identificando os relatórios originais nas notícias em inglês e faremos o mesmo com as notícias em outros idiomas no futuro.">
A empresa disse que também começou a rebaixar o conteúdo de notícias de sites que não têm informações transparentes sobre a equipe editorial.>
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Quando diferentes postagens sobre as mesmas notícias forem publicadas, o algoritmo identificará a que "cita a fonte da informação com maior frequência" e a colocará no topo.>
No entanto, o Facebook esclareceu que a escolha do usuário continuará tendo prioridade.>
"A maioria das notícias que as pessoas veem no Feed de notícias é de fontes que eles ou seus amigos seguem e isso não muda", afirmou o Facebook.>
Segundo a empresa, a definição sobre conteúdo original é complexa, por isso, continuará trabalhando com editores e acadêmicos para refinar essa abordagem ao longo do tempo.>
A plataforma ataca desta forma a propagação de notícias e vídeos que não buscam informar, mas sim enganar ou prender os usuários, para fins políticos ou financeiros.>
Geralmente apresentados de forma sensacionalista para gerar visualizações, esses conteúdos podem ter sido criados por "fazendas de conteúdo" e basear-se em relatórios da mídia que investiu recursos para encontrar a informação.>
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