Comercial britânico incentiva a vacinação contra a Covid-19 Crédito: Reprodução Twitter @NHSEngland
O cantor Elton John, 73, e o ator Michael Caine, 78, são as estrelas de um novo comercial do sistema de saúde britânico (NHS) para incentivar os moradores do Reino Unido a tomarem a vacina contra a Covid-19.>
Embora mais de 13 milhões já tenham recebido ao menos a primeira dose e mais de 500 mil, as duas doses de imunizantes, dados mostram uma participação muito menor de minorias entre os já vacinados.>
Segundo pesquisa do NHS divulgada este mês, entre os maiores de 80 anos, brancos têm quase duas vezes mais chances de terem sido vacinados do que os negros. A taxa também era menor entre asiáticos ou pessoas de ascendência mista.>
O apoio de figuras populares que tenham a confiança do público é apontada por cientistas como uma das melhores formas de aumentar a adesão à vacina daqueles que estão renitentes.>
No comercial, Elton John aparece como se estivesse numa seleção para participar de um filme, e ensaia vários tons diferentes para suas falas. Ele diz que quer "mostrar às pessoas que vacinar-se ajuda a proteger a nós mesmos e às pessoas que amamos".>
"Portanto, espero que possamos todos nos unir e fazer a nossa parte na luta contra esta doença miserável", afirma. "Quanto mais pessoas na sociedade forem vacinadas, mais chances haverá de erradicar a pandemia nacional de Covid.">
O cantor também diz que os imunizantes foram todos aprovados após cumprir "os necessários padrões de segurança e qualidade". Depois disso, cantarola "I'm Still Standing" (ainda estou de pé), gravada por ele em 1983. >
No vídeo, Elton John também finge ter tomado a vacina e imita Michael Caine. O ator aparece então como tendo sido o escolhido, em vez de Elton John, para estrelar a peça. >
Recebe uma injeção e diz: "Olá, meu nome é Michael Caine. Acabei de receber uma vacina para Covid. Não doeu. Muitas pessoas não sabem disso".>
O QUE A CIÊNCIA COMPORTAMENTAL SUGERE PARA ELEVAR A ADESÃO A VACINAS
AMBIENTE (aumentam a adesão de quem não têm restrição prévia)>
Local - quanto mais próximo, conhecido, conveniente e confiável for, maior a aceitação. Na atual pandemia, é importante evitar aglomeração e contágio;
Custo da vacinação - evitar a necessidade de gastos para locomoção e horários que atrapalhem o trabalho das pessoas;
Tempo gasto - permitir agendamento, evitar filas, ampliar horários;
Tratamento - preparo dos profissionais de saúde para acolher, dar segurança e responder a dúvidas tanto sobre a doença quanto sobre as vacinas;
Informação - divulgar mensagens didáticas, acessíveis e claras;
Lembretes - envio de emails, mensagens de texto ou mensagens telefônicas para lembrar os pacientes de que estão prestes a tomar uma vacina;
Padrões - tornar vacinas a regra, de modo que seja preciso se manifestar caso a pessoa não deseje tomá-la.
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INFLUÊNCIA SOCIAL (ajudam a convencer quem está em dúvida)
Visibilidade positiva - reforçar que a maioria quer se vacinar, em vez de focar a minoria que recusa os imunizantes. Divulgar cenas de pessoas sendo vacinadas e colocar postos de vacinação em locais visíveis;
Janela aberta - enfatizar mudanças de posição a favor da vacina; ouvir que os outros estão cada vez mais aderindo a um comportamento induz as pessoas a fazer o mesmo;
Argumentos - treinar profissionais de saúde para reconhecer motivos de resistência à vacina e desanuviá-la; pesquisas mostram também que eles são mais propensos a recomendar a imunização quando foram vacinados;
Referências - amplificar o apoio de formadores de opinião - líderes religiosos, cientistas conhecidos, líderes comunitários;
Linguagem - priorizar narrativas pessoais em vez de argumentos gerais baseados em estatísticas;
Propósitos - ressaltar que a vacinação tem efeito coletivo e protege os mais vulneráveis.
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MOTIVAÇÃO (evita que quem está em dúvida desista)
Antecipação - a confiança na vacina precisa ser construída antes que as pessoas formem uma opinião contra. Isso passa por administrar expectativas e esclarecer dúvidas com transparência, inclusive sobre efeitos adversos, bem antes do início da vacinação REGULAÇÃO (para quem resiste às vacinas);
Requisito obrigatório - tornar a vacinação uma condição para viagens, benefícios, trabalho ou estudo. Pesquisas mostram que estratégias que tentam mudar a opinião da pessoa têm poucos resultados;
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O QUE DIFICULTA A VACINAÇÃO:
Medo de contágio no local de vacinação;
Influência de formadores de opinião contrários à vacinação;
Opinião contrária sobre a vacina em grupos do qual a pessoa participa (igreja, empresa, clubes, roda familiar ou de amigos);
Visibilidade excessiva de pessoas ou teorias contrárias à vacina
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Fontes: Psychological Science e grupo de consultoria técnica em percepções e ciências comportamentais para a saúde da OMS>