Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

  • Início
  • Mundo
  • Acordo Mercosul-Japão não deve ser fechado em viagem de Bolsonaro
Relações exteriores

Acordo Mercosul-Japão não deve ser fechado em viagem de Bolsonaro

O governo japonês tem demonstrado resistência em fazer um anúncio em meio à cerimônia de ascensão do novo imperador japonês, marcada para terça-feira (22)
Agência FolhaPress

Publicado em 

21 out 2019 às 14:55

Publicado em 21 de Outubro de 2019 às 14:55

O presidente Jair Bolsonaro em coletiva de imprensa em Tóquio, no Japão Crédito: José Dias |PR
Agência FolhaPress - Apesar da grande expectativa do governo brasileiro, um acordo de parceria entre o Mercosul e o Japão não deve ser anunciado durante a viagem do presidente Jair Bolsonaro ao país asiático.
O assunto deverá ser tratado em reunião bilateral entre o brasileiro e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, na quarta-feira (23), mas até mesmo o corpo diplomático do Brasil considera a chance remota.
Segundo negociadores ouvidos pela Folha de S.Paulo, a proposta ainda não está madura o suficiente e o governo japonês tem demonstrado resistência em fazer um anúncio em meio à cerimônia de ascensão do novo imperador japonês, marcada para terça-feira (22).
Nesta segunda-feira (21), ao chegar à cidade de Tóquio, Bolsonaro demonstrou animação com a possibilidade de um acordo e disse que tem interesse ainda de fechar parcerias do bloco comercial com a Coreia do Sul e com os Estados Unidos. "É lógico que estou interessado. A Coreia do Sul também. Até os Estados Unidos. Está indo bem o Brasil", afirmou.
O Japão começou a demonstrar interesse em formar um pacto em julho, após o anúncio de um acordo entre o Mercosul e a União Europeia. Nos últimos anos, o fluxo comercial entre os mercados brasileiro e japonês sofreu um recuo, o que tem preocupado os dois países. 
Com uma hipótese reduzida de um anúncio nesta quarta-feira (23), a aposta da diplomacia brasileira é de que um acordo pode ser amadurecido até o final do ano. Em novembro, por exemplo, Shinzo Abe deve visitar o Brasil.
Bolsonaro iniciou nesta segunda-feira (21) uma viagem de mais de dez dias pelo continente asiático. Além do Japão, ele visitará a China, a Arábia Saudita, os Emirados Árabes e o Catar. Nos demais países, o foco será melhorar a relação comercial com as nações asiáticas e aumentar o comércio de proteína animal.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Lula vai a reunião da esquerda mundial em meio a tensões globais com Trump
Prisão de Marujo
Justiça do ES decide manter Marujo por mais três anos em presídio federal
Imagem de destaque
Gigantes da logística vão se reunir no ES. E os motivos são muitos

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados