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Triumph lança linha 2024 da Tiger 900 para crescer entre as big trails

Triumph lança linha 2024 da Tiger 900 para crescer entre as big trails

Os preços da linha 2024 partem de R$ 69.590 na versão GT, equipada com rodas de liga leve e pneus esportivos, passam a R$ 76.990 na GT Pro, com mais equipamentos de série, e chegam a R$ 79.990 na “top” Rally Pro

Publicado em 22 de abril de 2024 às 18:10

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Triumph Tiger 900
Triumph Tiger 900 2024: motor de três cilindros recebeu uma atualização, que deixou a moto 13% mais potente em comparação à geração anterior. (Triumph/Divulgação)

A Triumph acaba de apresentar a linha 2024 da big trail Tiger 900. Depois de estrear globalmente no final de 2019, desde 2020, a linha Tiger 900 passou a ser montada na fábrica da Triumph na Zona Franca de Manaus, no Amazonas. Modelo mais vendido da marca inglesa no país, a Tiger 900 é também a líder entre as big trails com menos de 1.000 cc no mercado brasileiro. Os preços da linha 2024 partem de R$ 69.590 na versão GT, equipada com rodas de liga leve e pneus esportivos, passam a R$ 76.990 na GT Pro, com mais equipamentos de série, e chegam a R$ 79.990 na “top” Rally Pro, que tem rodas raiadas e aro 21 na dianteira.

Na GT, a Tiger 900 é oferecida nas cores Snowdonia White/Sapphire Black, enquanto a GT Pro aparece no vistoso Carnival Red/Sapphire Black ou no sóbrio Graphite/Sapphire Black. A Rally Pro, para aventuras nas trilhas, traz as opções Matt Khaki Green/Matt Phantom Black, Carbon Black/Shapphire Black e a nova Ash Grey/Intense Orange. A linha 2024 da Tiger 900 está disponível para test-ride em toda a rede de concessionárias.

O motor de três cilindros recebeu uma grande atualização, que deixou a moto 13% mais potente em comparação à geração anterior, chegando a 108 cavalos e um pico de torque mais alto, de 9,1 kgfm. A GT Pro e a Rally Pro são equipadas com o sistema Triumph Shift Assist, que permite mudanças de marchas automáticas. De acordo com a fabricante, o novo modelo com tanque de 20 litros pode ter até 9% de economia de combustível em relação à geração anterior.

A GT tem suspensão Marzocchi com compressão e retorno ajustável e amortecimento de rebote. Com 180 milímetros de deslocamento do garfo e 170 milímetros de deslocamento da roda traseira, a configuração foi ajustada especificamente para a GT ter um melhor manuseio em estrada e conforto em longas distâncias, com capacidade de enfrentar terrenos mais difíceis. Na GT Pro, o ajuste da suspensão traseira é eletrônico. Com isso, os ajustes de pré-carga são feitos por meio de um botão para se adequar ao piloto andando sozinho ou com o garupa. A Rally tem suspensão Showa, oferecendo deslocamento da roda dianteira de 240 milímetros e a traseira de 230 milímetros.

Triumph Tiger 900
A Tiger 900 vem com novos recursos de segurança ativa, incluindo sistema de frenagem melhorado e um novo sistema de aviso de desaceleração de emergência. (Triumph/Divulgação)

Voltadas para a estrada, a GT e a GT Pro têm rodas de liga leve fundida, de 19 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira, enquanto a Rally Pro tem rodas com raios sem câmara de 21 polegadas na na frente e 17 polegadas atrás, para ter um comportamento mais adequado às trilhas. As pinças de freio Brembo Stylema, disponíveis em todas as versões da Tiger 900, conferem uma parada mais eficaz e uma sensação de alavanca sensível.

Os modelos tiveram seu painel de instrumentos de TFT de 7 polegadas renovado. O sistema de conectividade My Triumph agora é de série em todas as configurações da Tiger 900. Música, telefone e navegação curva a curva podem ser acessados na nova tela, com vidro não refletor. Manoplas, assentos aquecidos e sistema de monitoramento da pressão dos pneus também são de série nas duas variantes Pro. Toda a linha 2024 da Tiger 900 vem com freios ABS e controle de tração.

Triumph Tiger 900
O sistema de embreagem Slip and Assist é instalado em todas versões da Tiger 900, proporcionando ação de alavanca de embreagem leve para reduzir a fadiga do piloto. (Triumph/Divulgação)

Na GT Pro, são cinco modos de pilotagem com um programável pelo piloto adicional. Na Rally, são seis modos de pilotagem com o “Off-Road Pro” extra, que desativa o ABS e o controle de tração para permitir que a moto fique mais na mão do piloto nas trilhas. Nas versões Pro, há botões retro-iluminados para maior conforto em pilotagem noturna, iluminação full-led, cruise control e manoplas aquecidas. A nova Tiger 900 tem novo assento redesenhado em todas as configurações com possibilidade de ajuste em dois centímetros e com aquecimento para piloto e garupa na GT Pro e na Rally Pro, podendo reduzir mais dois centímetros com a instalação do banco “low” como acessório. O sistema de montagem do guidão amortecido reduz a vibração para proporcionar mais prazer em viagens de longa distância.

A Tiger 900 vem com novos recursos de segurança ativa, incluindo sistema de frenagem melhorado e um novo sistema de aviso de desaceleração de emergência, que ativa as luzes de alerta ao travar repentinamente, desativando o dispositivo automaticamente quando a moto volta a arrancar. Juntamente com o acelerador “ride-by-wire”, o nível de assistência pode ser alterado com quatro modos de pilotagem: “Road”, “Rain”, “Sport” e “Off-Road”. O sistema de embreagem Slip and Assist é instalado em todas versões da Tiger 900, proporcionando ação de alavanca de embreagem leve para reduzir a fadiga do piloto, especialmente para condições de urbanas congestionadas e para trilhas. Esse sistema também melhora o controle das rodas traseiras sob rápida desaceleração.

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