Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

  • Início
  • Motor
  • Carro de garagem: vale a pena comprar um veículo parado há muito tempo?
Aparências podem enganar

Carro de garagem: vale a pena comprar um veículo parado há muito tempo?

Baixa quilometragem e pouco uso sempre chamam atenção na hora de comprar um veículo seminovo. Mas será que vale mesmo a pena investir em um carro que não tem sido utilizado há algum tempo?

Publicado em 10 de Maio de 2023 às 15:32

Vinícius Viana

Publicado em 

10 mai 2023 às 15:32
Os chamados “carros de garagem” são aqueles que costumam ficar mais tempo parados por não serem utilizados todos os dias pelos donos
Os chamados “carros de garagem” são aqueles que costumam ficar mais tempo parados por não serem utilizados todos os dias pelos donos Crédito: Shutterstock
Na hora de comprar um veículo seminovo, a baixa quilometragem e o pouco uso são características que atraem muitos compradores. Os chamados “carros de garagem” são aqueles que costumam ficar mais tempo parados por não serem utilizados todos os dias pelos donos. Entretanto, será que esses modelos são realmente mais vantajosos?
“São muitas variáveis na hora de comprar um veículo. Existem pesquisas que afirmam que muitos dos carros à venda possuem algum tipo de 'maquiagem', que pode ser das mais simples, como, por exemplo, esconder alguma imperfeição estética na parte externa até questões mais graves, como de documentação, adulteração de quilometragem etc.”, afirma a personal car Aline Deolindo.
De acordo com a especialista, é totalmente possível fazer bons negócios dentro do mercado de veículos usados, mas, independentemente do modelo, uma avaliação técnica é indispensável para separar as oportunidades dos verdadeiros problemas.
Ou seja, a dica é desconfiar sempre de negócios que pareçam muitos vantajosos, com preços abaixo do valor de mercado e quilometragens muito baixas para o ano do veículo. Por isso, a ajuda de um especialista é essencial durante o processo de compra.
Afinal, ele é “quem vai te ajudar a encontrar o carro adequado para o seu uso e auxiliar na verificação de documentos e do histórico de revisões do automóvel”, recomenda o personal car Gabriel de Oliveira.
Segundo o profissional, todo carro, mesmo aquele que não é utilizado todos os dias, precisa de uma manutenção periódica em toda a parte mecânica, seguindo as especificações da marca.
“O que desvaloriza um automóvel é a falta de revisão preventiva. Então, na hora da compra, quanto mais informações tivermos no carro, melhor”, pontua.
Fazer um teste drive é uma etapa muito importante, mas tão fundamental quanto é levar o veículo em uma oficina para ser feita uma revisão antes da compra e conferir se o funcionamento do veículo está bom.

O que avaliar em um carro usado ou seminovo?

01

Parte elétrica

Na parte elétrica, a recomendação é verificar o funcionamento dos vidros do veículo, do ar-condicionado e da luz de atenção no painel.

02

Parte mecânica

Na parte mecânica, a recomendação é verificar os fluidos em geral e avaliar a suspensão tanto visualmente, quanto fazer um teste de rodagem. Também é preciso verificar a integridade da borracha e o formato dos pneus. Muito tempo parado pode deixá-los com o formato quadrado.

03

Não deixe de fazer uma vistoria

É fundamental contar com um auxílio profissional para uma perícia do veículo. Busque consultores de confiança que estejam desvinculados ao estabelecimento ou proprietário para uma opinião imparcial

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Trump diz que EUA vão pausar operação de escolta de navios no estreito de Ormuz
Imagem de destaque
O que se sabe sobre ataque a tiros que deixou duas pessoas mortas em escola no Acre
Imagem de destaque
'Não somos só notícia, somos pessoas': o apelo dos passageiros presos em cruzeiro com surto de hantavírus

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados