> >
Área desmatada em Venda Nova do Imigrante equivale a 6 campos de futebol

Área desmatada em Venda Nova do Imigrante equivale a 6 campos de futebol

A propriedade fica em uma reserva legal, no distrito de Alto Caxixe; conforme o Idaf, o crime ambiental está associado à implantação de loteamentos na região

Publicado em 21 de novembro de 2023 às 17:13

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Área com desmatamento irregular em Venda Nova do Imigrante equivale a seis campos de futebol
O local desmatado equivale a seis campos de futebol e possui vista da Pedra Azul. (Divulgação/Idaf)
Sara Oliveira
Repórter / [email protected]

Um homem foi multado em R$ 523.097,00 pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), após o órgão identificar um desmatamento irregular de fragmentos da Mata Atlântica em uma propriedade no distrito de Alto Caxixe, em Venda Nova do Imigrante.

De acordo com informações divulgadas pelo Idaf nesta terça-feira (21), a área desmatada está inserida em uma reserva legal e equivale a aproximadamente seis campos de futebol. Ela seria utilizada para implantação de loteamentos com vista para o Parque Estadual da Pedra Azul.

Um dos motivos para a multa foi o desrespeito a embargos já realizados pelo Idaf no local, em uma área de 34.708 metros quadrados. Agora, foi identificado também um novo desmatamento ilegal de fragmento no local, por meio de corte, queima e supressão, totalizando os 62.871 mil metros quadrados de área degradada.

Além disso, informou o Idaf, foram encontradas também embalagens e sobras de agrotóxicos em uma área de mata nativa e cultivo, o que, segundo o instituto, pode prejudicar o solo, recursos hídricos, a fauna e a flora, já que não há a destinação correta.

Segundo o diretor-presidente do Idaf, Leonardo Monteiro, documentos apresentados pelo próprio autuado apontam que o desmatamento está associado à implantação de loteamentos no local.

Para Leonardo, o caso é um dos mais relevantes e impactantes de danos ambientais causados em uma propriedade rural no município de Venda Nova do Imigrante.

Aspas de citação

Os locais, em sua maior parte, têm vista para o Parque Estadual da Pedra Azul. A dosimetria florestal vigente, considera que a prática da infração para parcelamento irregular do solo, aumenta significativamente o valor das multas

Leonardo Monteiro
Diretor-presidente do Idaf
Aspas de citação

O instituto agora irá monitorar a área, até a recuperação total do dano ambiental. Segundo Monteiro, caso o infrator não cumpra com o que determina o embargo, o Idaf poderá aplicar novamente autos de infração.

“Mais do que nunca, com a mudança climática mostrando evidências no mundo, precisamos proteger a Mata Atlântica capixaba. Quem desmatar, queimar ou cometer qualquer crime ambiental será punido e submetido a recuperar os destroços que deixou ao Meio Ambiente. O Governo do Estado está cada dia mais vigilante a essas situações”, enfatizou.

Área com desmatamento irregular em Venda Nova do Imigrante equivale a seis campos de futebol(Divulgação Idaf)

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais