ASSINE

Confira 9 dicas para deixar sua cozinha mais bonita e funcional

Conhecer a rotina da família e apostar na funcionalidade no cômodo é indispensável; marcenaria e iluminação podem ajudar na tarefa

Projeto de Fernanda Calazans, arquiteta, Casa Habitada Arq
A cozinha tem que ser funcional, mas não necessariamente precisa perder a beleza. Crédito: Camila Santos

Uma cozinha com funcionalidade é indispensável. Mas, por que não ser funcional e bem decorada? É possível decorar o cômodo com objetos que vão além da beleza e agregam facilidade no dia a dia.

Em um cotidiano agitado, se o cômodo for organizado, tudo fica mais fácil. Imagine uma família procurando por alguma coisa no mesmo ambiente ao mesmo tempo? É bagunça na certa.

Por isso, segundo a arquiteta Brenda Pascoal, antes de decorar é indispensável saber a rotina de quem utiliza a cozinha. “O ponto principal antes de eu começar o projeto é ter em mente a real necessidade de quem vai utilizar o espaço, para assim conseguir unir estética a funcionalidade”, comenta.

Para a arquiteta Fernanda Calazans, a organização é essencial para o bom funcionamento do ambiente. “A organização dá trabalho e saber como as coisas vão funcionar também, mas isso faz total diferença”, afirma.

As arquitetas deram dicas valiosas para deixar a cozinha mais bonita, sem perder a praticidade no dia a dia.

CONFIRA AS DICAS:

  1. A Gazeta - 5fbz07bnr
    01

    Pense na funcionalidade

    Antes de tudo, é necessário pensar na funcionalidade da cozinha. Para Fernanda Calazans, a triangulação do ambiente é importante. “Onde ficará cuba, geladeira e fogão, essa é a questão inicial. O recomendado é que tenha uma triangulação”, comenta. Ou seja, que a posição desses itens forme uma espécie de triângulo. No entanto, em alguns casos, cozinhas têm a formatação de corredor. Nessas situações, a triangulação não é possível e a dica de Fernanda é separar, ao menos um pouco, a geladeira do fogão.

  2. A Gazeta - 6soh7sbrb3e
    02

    Armazenamento

    É hora de pensar em armazenamento. É preciso avaliar como você gosta de se organizar e montar sua cozinha seguindo a rotina de quem vive na casa. Algumas especificidades podem facilitar no fluxo da cozinha, como um porta-temperos perto do fogão, a exemplo da imagem acima, de Brenda Pascoal, ou o suporte de pano de prato perto da pia. “Temperos, óleo, azeite precisam estar próximos ao fogão para facilitar. É importante setorizar a cozinha de forma que faça sentido para quem for utilizá-la e organizá-la”, salienta a arquiteta.

  3. A Gazeta - 7lxwtgn1j
    03

    Iluminação

    A iluminação na cozinha é essencial. Aposte em uma luz neutra de 4000k como fonte principal. Já para decoração, abuse da iluminação focada. Os pendentes acima da mesa de jantar podem ser uma boa escolha.  “Usamos muito a fita de LED que contribui para a funcionalidade e beleza do espaço. Em frente a armários é importante prever spots para facilitar a visualização das prateleiras”, lembra Brenda.

  4. A Gazeta - q4sz2vjfofh
    04

    Nichos

    Use e abuse dos nichos. Eles trazem praticidade na hora de organizar utensílios. “Os nichos também ajudam a decorar o ambiente por meio das composições que podem ser feitas com adornos”, conta Brenda Pascoal. (Imagem de Camila Santos)

  5. A Gazeta - aoom23a
    05

    Itens escondidos

    Esconder a bagunça também ajuda na decoração! Embutir os itens na bancada, por exemplo, o escorredor de pratos, tábuas de corte, a torre de tomadas e alguns utensílios é uma boa dica. Na imagem de  Camila Santos, o quadro de energia é escondido por um quadro de recados.

  6. A Gazeta - a4fkj9a
    06

    Marcenaria inteligente

    Aposte na marcenaria pensada exatamente para as suas necessidades. Móveis planejados podem colaborar com o dia a dia, além disso, há tendências como lixeira escondida no armário e suportes de louças e tampas de panela. “O uso de lixeiras embutidas em armários não 'polui' visualmente o ambiente e o torna mais limpo e bonito”, comenta Brenda Pascoal. No entanto, Fernanda Calazans alerta sobre a vedação do móvel para receber a cesta de lixo. “A lixeira escondida pode ser uma opção, mas exige um cuidado já que precisa ser bem vedada para não dar mau cheiro no armário”. (Imagem de Camila Santos)

  7. A Gazeta - gol3al5
    07

    Eletrodomésticos

    Investir em utensílios para a cozinha que sejam bonitos e funcionais é uma ótima opção. Alguns conseguem até adicionar cor ao ambiente. Uma sanduicheira ou torradeira diferente e uma cafeteira mais elegante podem ser usadas. (Imagem de Camila Santos)

  8. A Gazeta - uhbrke
    08

    Plantas

    As plantinhas são ótimas para dar alegria ao ambiente. No caso da cozinha, aposte em plantas que suportam calor como suculentas, jiboias e cactos. Além disso, a montagem de uma horta também é interessante e ainda ajuda a melhorar a qualidade da alimentação. (Imagem de  Camila Santos)

  9. A Gazeta - s07nfo31jn
    09

    Potes e bandejas

    Guardar mantimentos e decorar ao mesmo tempo é interessante e  apostar nos potes e nas bandejas para isso é uma boa opção. Potes de vidro, acrílico ou plástico podem ser usados, só fique de olho na limpeza. (Imagem de Camila Santos)

Luana Antunes foi aluna do 24º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta e foi supervisionada pela editora do Estúdio Gazeta Flávia Martins.

A Gazeta integra o

Saiba mais
decoracao imóveis Imóveis

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.