> >
6 dicas para organizar e economizar na mudança

6 dicas para organizar e economizar na mudança

Processo requer planejamento para evitar problemas e gastos de última hora

Publicado em 1 de julho de 2020 às 17:38

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Na hora de se mudar, especialistas apontam que é importante ter um controle de despesas
Na hora de se mudar, especialistas apontam que é importante ter um controle de despesas. (Freepik)

Depois de comprar ou alugar um imóvel, vem a mudança. A ansiedade para estrear a casa nova é grande, mas a organização não pode ser atropelada por ela. Planejar as finanças familiares e o processo da saída de um lugar e a chegada em outro é essencial para evitar imprevistos.

A educadora financeira Lorena Milaneze afirma que o primeiro passo para uma mudança bem sucedida é o controle das despesas. “A pessoa tem que ter os gastos atuais bem definidos e, a partir do orçamento atual, ela pode fazer a mudança e projetar o futuro.”

Lorena lembra que mudar de endereço é um gasto muito grande, por isso, quem está nesse processo precisa abrir mão de alguns hábitos e rever o estilo de vida. Ela também orienta a colocar nas contas os gastos com mobília, instalações e reparos. Todo esse planejamento começa bem antes da mudança de fato.

Aspas de citação

Se a pessoa estiver saindo da casa dos pais, por exemplo, esse planejamento pode levar anos. Mas, se a pessoa já tem os gastos fixos bem definidos, já se mudou outras vezes e tem uma reserva financeira, pode começar a planejar a mudança poucos meses antes

Lorena Milaneze
Educadora financeira
Aspas de citação

Palavra de ordem

Organização é a palavra-chave para uma mudança bem sucedida. A personal organizer Lucy Maziel revela que uma lista de itens e tarefas a serem cumpridas durante o período pode ajudar a passar por esse momento com mais tranquilidade.

Um dos pontos cruciais é verificar com o condomínio dias e horários em que mudanças são permitidas. Isso evita que o frete tenha que ser desmarcado ou que o novo morador já chegue tomando advertência. “Planeje também o desligamento de luz e internet na casa antiga e o religamento na casa nova”, acrescenta Lucy.

Outra dica de organização que suaviza os custos é separar documentos e bens de valor sentimental para levar fora do caminhão de mudança. Embalar corretamente taças e outros objetos de vidro e porcelana também evita a compra de novos produtos. “Use plástico bolha, jornal velho ou papel craft para embalar um por um. Use caixas menores e identifique o conteúdo como frágil. Assim, durante o carregamento do caminhão, o cuidado será maior”, alerta a personal organizer.

Não fazer compras de supermercado próximo ao dia da mudança também é uma forma de economizar. “Embale as comidas corretamente e, o que for perecível, deixe em um isopor. Só retire da geladeira no dia da mudança. Dessa forma evita-se o desperdício”, acrescenta.

Organize e economize

Este vídeo pode te interessar

  • 01

    Planejamento financeiro

    Mudança requer um gasto muito grande. Por isso, reveja os gastos pessoais e junte dinheiro.

  • 02

    Lista

    Faça uma lista com tudo que vai precisar e como irá conseguir. Caixas de papelão, onde consegui-las, fita adesiva para vedá-las, pincel ou etiquetas para identificá-las.

  • 03

    Separe os documentos

    Em uma bolsa, deixe tudo o que for importante. Pasta de certidões, carteira de trabalho, contas pagas, entre outras documentações. Perder algum desses itens pode custar caro e gerar muita dor de cabeça.

  • 04

    Oriente o frete

    Peça para quem está conduzindo o caminhão do frete para colocar as caixas de cada cômodo juntas e para ter cuidado com as peças frágeis.

  • 05

    Leve com você

    Não deixe o caminhão do frete levar os documentos, itens essenciais e de valor sentimental. Há objetos que podem quebrar ou desaparecer e custarão caro para repor.

  • 06

    Não abasteça a geladeira

    Evite fazer compras quando estiver prestes a se mudar. Há mudanças que duram o dia inteiro e alguns alimentos podem não aguentar e estragar. Evite desperdício e compre somente o necessário. Use isopor para armazenar o que pode estragar.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais