> >
'Vão ter que me engolir', relembre frases marcantes de Zagallo

'Vão ter que me engolir', relembre frases marcantes de Zagallo

De premonição na conquista do tetra a desabafo após o título da Copa América de 1997, Velho Lobo deu declarações inesquecíveis ao longo da carreira

Publicado em 6 de janeiro de 2024 às 18:02

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura

SÃO PAULO - Ícone do futebol brasileiro dentro e fora de campo, Mario Jorge Lobo Zagallo também se destacou por sua personalidade. O Velho Lobo, que morreu aos 92 anos no fim da noite de sexta-feira (5), era conhecido por suas declarações irreverentes e superstições que marcaram sua carreira. A fé em Santo Antônio e o apreço pelo número "13" estiveram entre as características sempre lembradas do esportista.

Sua mais célebre declaração veio em 1997 após vencer a Copa América. Na época, a Seleção Brasileira estava sob pressão depois de perder a Olimpíada de Atlanta, em 1996. Diante da vitória do Brasil sobre a Bolívia por 3 a 1, o técnico da amarelinha soltou a pérola que ficaria eternizada:

Aspas de citação

Vocês vão ter que me engolir

Zagallo
Após vencer a Copa América de 1997
Aspas de citação
Zagallo, técnico da Seleção Brasileira na conquista da Copa América de 1997
Zagallo fez desabafo após a conquista da Copa América de 1997. (Reprodução de vídeo)

Em entrevista ao Estadão em 2011, o Velho Lobo comentou sobre a frase, que acabou virando seu bordão. "Já em 1997, a Seleção estava sob muita pressão (na Copa América) e as críticas eram diárias. Foi quando eu disse a frase: "Vocês vão ter que me engolir!' Já ouvi isso até em casamento em que fui como convidado e acabei mais fotografado que a noiva. Foi um recado para quem só falava mal."

Na mesma entrevista, a lenda do futebol analisou os novos tempos no esporte e soltou a frase. "O futebol mundial chegou ao limite técnico. É uma correria só".

Em outra conversa, em 2010, Zagallo ironizou uma declaração do craque Diego Maradona. Na época, Maradona era o técnico da seleção argentina e havia dito que correria pelado caso sua equipe fosse campeã da Copa do Mundo da África do Sul. Zagallo não perdeu a chance de alfinetar o argentino:

Aspas de citação

Maradona falou que correria pelado se fosse campeão... E se perder, ele vai sentar aonde? No Obelisco...

Zagallo
Em provocação a Diego Maradona durante a Copa do Mundo de 2010
Aspas de citação

Uma declaração dada por ele após uma derrota da Seleção em 1974 também virou um bordão no País. Na ocasião, o Brasil perdeu por 2 a 0 da seleção holandesa, pela semifinal da Copa do Mundo da Alemanha. 

Aspas de citação

Aí, sim, fomos surpreendidos novamente

Zagallo
Após derrota para a Holanda na semifinal da Copa de 1974
Aspas de citação

Naquela vez, foi Zagallo quem teve de "engolir". Antes do jogo, o técnico havia menosprezado a seleção holandesa, que jogava num esquema tático que ficou conhecido como "carrossel holandês" e cunhou a alcunha de "Laranja Mecânica" do time europeu.

Outra frase marcante de Zagallo acabou sendo revelada só depois ao grande público. Durante a cobrança de pênaltis pelo tetracampeonato, na Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, o Velho Lobo antecipou o resultado ao então técnico Carlos Alberto Parreira.

Na época, Zagallo atuava como coordenador técnico da Seleção. Durante entrevista ao jornal Extra em 2014, o ex-treinador contou que levava uma imagem em miniatura de Santo Antônio no bolso naquela final e falou ao técnico Parreira que Roberto Baggio, jogador italiano, erraria a cobrança.

Aspas de citação

Quando chegou a hora de o Baggio bater o pênalti, pensei no santo no meu bolso. Apertei a mão do Parreira e disse: 'Ele vai perder agora. Vamos ser tetracampeões'

Zagallo
Sobre a final da Copa do Mundo de 1994
Aspas de citação

Quatro anos depois, como técnico da Seleção Brasileira na Copa de 1998, o final não foi feliz. O Brasil perdeu a final para a França por 3 a 0, após uma atuação ruim do então craque Ronaldo. Horas antes da decisão, o jogador havia tido uma convulsão e levado para o hospital, mas entrou em campo na decisão. Em entrevista coletiva após a derrota, o técnico da Seleção se desentendeu com jornalistas que questionaram por que Ronaldo tinha entrado em campo.

Aspas de citação

Entrou, porque entrou, pô. E eu tenho moral e personalidade para falar, entende? E muita! Vocês devem muito a mim, entendeu? Estou aqui, porque sou homem

Zagallo
Sobre escalação de Ronaldo na final da Copa de 1998
Aspas de citação

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais