Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • Futebol
  • Cristiano Ronaldo é suspenso pela Federação Portuguesa após abandonar seleção
Futebol

Cristiano Ronaldo é suspenso pela Federação Portuguesa após abandonar seleção

Jogador deixou a concentração da seleção durante a última Data Fifa

Publicado em 11 de Outubro de 2026 às 17:36

Estadão Conteúdo

Publicado em 

11 out 2026 às 17:36
Cristiano Ronaldo
Cristiano Ronaldo Brazil Photo Press/Folhapress

Cristiano Ronaldo foi suspenso preventivamente pela Federação Portuguesa de Futebol neste sábado, 10, após deixar a concentração da seleção durante a última Data Fifa. A entidade abriu um processo disciplinar para apurar o episódio e determinou que o caso seja tratado com urgência.

Em comunicado, a Federação informou que a decisão foi tomada após a análise dos fatos registrados em 7 de outubro. A suspensão preventiva foi determinada no âmbito do processo disciplinar, mas ainda não foi anunciada uma punição definitiva para o atacante de 41 anos.

A saída da concentração aconteceu depois de um desentendimento com o técnico Jorge Jesus. O principal motivo da insatisfação de Cristiano foi a partida contra a Noruega, quando o jogador aqueceu durante cerca de 30 minutos, mas não entrou em campo. Segundo o próprio atacante, o treinador havia informado que ele atuaria por meia hora, o que não aconteceu.

Cristiano esperou o encerramento da Data Fifa para apresentar sua versão dos acontecimentos. Em um comunicado publicado no dia 6 de outubro, o português relatou as conversas que teve com Jorge Jesus e dirigentes da Federação, além de questionar a postura do treinador durante uma entrevista coletiva. O jogador afirmou que houve uma quebra de confiança e reconheceu que errou ao deixar a concentração.

"Apesar da absoluta quebra de confiança na palavra do Selecionador, como poderá testemunhar quem assistiu a estas conversas, eu não o devia ter feito. A responsabilidade é exclusivamente minha", escreveu.

Cristiano também defendeu que a Federação não dê tratamento especial ao caso por causa de sua trajetória na seleção. "A consequência deste meu ato deve ser avaliada e punida pela Federação Portuguesa de Futebol. Entendo que a punição não deve ter atenuantes. Não sou um jogador qualquer, sou capitão de equipa e isso constitui uma agravante", afirmou.

Apesar do episódio, o atacante declarou que continua disponível para defender Portugal depois de cumprir a suspensão que vier a ser aplicada. Ele também pediu desculpas aos companheiros de seleção e aos torcedores pelo abandono da concentração.

Fora da equipe portuguesa nos últimos compromissos da Data Fifa, Cristiano voltou a atuar pelo Al Nassr na sexta-feira, 9. Ele marcou um dos gols da vitória por 3 a 0 sobre o Al-Diriyah, pelo Campeonato Saudita, e chegou a 980 gols na carreira.

NOTA COMPLETA DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL

Instauração de processo disciplinar a Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro, por deliberação da Secção Não Profissional, de 09 de outubro de 2026, tendo por objeto o apuramento de eventual relevância disciplinar dos factos participados no dia 07 de outubro de 2026. Sem prejuízo da suspensão preventiva automática a que esteve sujeito até à data da instauração, foi determinada a suspensão preventiva não automática do jogador e atribuída natureza urgente ao processo. O processo foi enviado, no dia 10 de outubro de 2026, à Comissão de Instrução Disciplinar da FPF, ficando excluída a publicidade até ao fim da instrução.

Veja Também 

Imagem de destaque

Etapa Serra da Corrida Extrabom reúne histórias de superação e transformação de vida

Vasco

Vasco joga mal e tropeça no Remo em São Januário, pelo Brasileirão

Instituto Capixaba, vôlei

Instituto Capixaba vence Vila Nova e fica perto do acesso para a Superliga B

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Flávio Bolsonaro, candidato à Presidência da República
Flávio Bolsonaro: qualquer pessoa prometendo cargos ou ministérios em meu nome é picareta
Ato pela reeleição de Lula leva milhares à Avenida Paulista
Ato pela reeleição de Lula leva milhares à Avenida Paulista
Imagem BBC Brasil
A nova onda de protestos de jovens do movimento das 'baratas' na Índia em imagens

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados