> >
Capixaba vende bala no ônibus para disputar competições de judô

Capixaba vende bala no ônibus para disputar competições de judô

Atleta já teve que desistir de competir por falta de dinheiro para viajar até o local das lutas

Publicado em 13 de janeiro de 2020 às 18:32

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Celso vende jujubas diariamente . (Arquivo pessoal)

Quem anda de coletivo na Grande Vitória está acostumado com uma cena: os vendedores ambulantes entrando e saindo do transporte. Diversos motivos levam as pessoas a acordarem cedo e começarem suas trajetórias de ônibus em ônibus, esse também é o caso de Celso Pereira, que vende jujuba para conseguir ir para as competições de Judô.

Morador do bairro Andorinhas, em Vitória, Celso tem 18 anos e pratica o esporte há cerca de seis anos. Os treinos acontecem na Instituição Filantrópica Caminho da Luz, localizada no bairro Maruípe, porém o jovem se depara com a falta de verba para ir às competições. Assim, decidiu comercializar jujubas de modo a arrecadar fundos para competir.

"Eu comecei a vender as jujubas nos ônibus e na escola. Como estamos de férias eu vim para os coletivos, já que eu não tinha mais minha fonte de renda dentro da escola."

Jujubas comercializadas pelo atleta. (Arquivo pessoal)

O atleta, que é faixa roxa, disputa competições na categoria sub-21 até 81kg, revela que a falta de dinheiro já o atingiu, fazendo ficar de fora de uma competição nacional, mesmo classificado.

"No último Campeonato Brasileiro tive que deixar de ir, porque eu simplesmente não tinha verba. Consegui a pontuação necessária classificatória, mas não tinha dinheiro para pagar a passagem."

Sobre todo o investimento que é necessário para ir às competições, o jovem conta que o mais caro nem é o evento, mas sim toda logística que requer chegar até elas.

"As competições em si não são caras. O que acaba deixando mais caro são outros fatores, como hospedagem, transporte e alimentação, isso pesa para o lado do atleta. Com isso, infelizmente, muitos não conseguem continuar no esporte."

Celso junto com outros atletas de Judô. (Arquivo pessoal)

O judoca Celso Pereira irá disputar o Campeonato Capixaba, que começa no dia 7 de março, e caso consiga a pontuação necessária, o atleta dobrará a nota na categoria sub-21 e sênior. E assim poderá disputar o Brasileiro Regional, em ambas as categorias, que ocorrerá nos dias 25 e 26 de abril, em Minas Gerais. A cidade que receberá a competição ainda será definida.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais