Colunista de Esportes

Inclusão: Estado abre os olhos para o esporte paralímpico

Vitória vai receber etapa importante do Circuito de Atletismo e Natação, e contará com Centro de Treinamento de alto nível que deve ser inaugurado no primeiro semestre de 2021

Publicado em 08/12/2019 às 05h00
Atualizado em 08/12/2019 às 05h00
A nadadora capixaba Patricia Pereira é uma das principais paratletas do país. Crédito: Cezar Loureiro/CPB
A nadadora capixaba Patricia Pereira é uma das principais paratletas do país. Crédito: Cezar Loureiro/CPB

O Espírito Santo vai dar passos importantes rumo a inclusão no esporte. Celeiro de talentos como Daniel Mendes e Renata Bazone (atletismo), Patricia Pereira (natação) e com trabalhos reconhecidos no basquete em cadeira de rodas, o Estado é sempre muito bem representado em competições paralímpicas. Motivo mais do que suficiente para abrigar áreas de treino e competições destinadas aos atletas. 

Nessa levada, Vitória vai receber a fase regional Rio-Sul do Campeonato Brasileiro de Atletismo e Natação entre os dias 07 e 09 de fevereiro de 2020. As competições vão acontecer na pista da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e nas piscinas do Clube Álvares Cabral. Cerca de 500 atletas são esperados para o evento. 

Mas a atenção ao esporte paralímpico não deve parar por aí. Na última terça-feira (03), Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o governador Renato Casagrande assinou um documento que autoriza a construção do Centro de Excelência para Pessoas com Deficiência. A expectativa é que o complexo seja o segundo maior centro de treinamento paralímpico do país. 

O Centro ficará localizado na sede da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), em Bento Ferreira, em Vitória. O espaço contará com uma arena multiuso e terá salas para fisioterapia, atendimento médico, treinamento físico, vestiários e um ginásio que vai contemplar as modalidades de golbol, basquete, rugby, bocha, handebol e futsal para deficientes visuais. A previsão é que o Centro de Excelência comece a ser construído no primeiro semestre de 2020 e seja concluído até meados de 2021. O espaço atenderá, em média, 1.200 pessoas por mês e custará cerca de R$ 6 milhões. 

Vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Naíse Pedrosa acredita que um novo centro de treinamento vai ajudar a desenvolver ainda mais os atletas capixabas. “Para termos um parâmetro, a Paralimpíada Escolar é o maior evento na faixa etária escola de 12 a 17 anos do mundo. O Espírito Santo ficou em uma excelente colocação, subiu do 12º para o 9º lugar, em uma competição que contou com a participação de 26 estados mais o Distrito Federal. Então, o anúncio da autorização para a construção do centro de excelência paralímpico é muito importante para o Estado, que já é um celeiro na formação de atletas paralímpicos. Isso vai colocar o Espírito Santo em um patamar bem mais elevado”, declarou.

A Gazeta integra o

Saiba mais
esportes

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.