Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

futebol

ANÁLISE: o Corinthians está melhorando, mas tem muito mais o que melhorar

Até mesmo o técnico Vítor Pereira reconhece que, mesmo evoluindo, o Timão precisa acertar alguns pontos, principalmente no segundo tempo...

Publicado em 17 de Abril de 2022 às 07:00

LanceNet

Publicado em 

17 abr 2022 às 07:00
Ver o segundo tempo do Corinthians em partida onde o time domina na etapa inicial tem me feito lembrar daquela propaganda da bolacha que questionava se o produto fresquinho porque vendia mais, ou se vendia mais porque era fresquinha.O time corintiano fresquinho, no primeiro tempo, domina, envolve, define e... cai na complementar.
E aí que vem o questionamento do universo alvinegro: essa queda de produção tem a ver com a parte física ou qualidade técnica.
> TABELA - Confira e simule os jogos do Brasileirão> GALERIA - Veja todos os técnicos estrangeiros do Timão
Esse é o dilema vivido pelo técnico Vítor Pereira, que precisa equilibrar a sua equipe com os melhores atletas possíveis com as bolas nos pés, mas também com os menores índices de cansaço.
O Timão tem jogadores experientes e tarimbados internacionalmente, referências em suas posições, que no compasso em que jogam muito, e todos sabem, são mais velhos e tem, naturalmente, a parte física comprometida.
Enquanto isso, atletas jovens, bem menos experimentados, mas que despontam como grandes promessas pedem passagem, justamente nessa mescla.
Com isso, no segundo tempo o Corinthians acaba sempre mudando, ou porque algumas peças estão alcançando um índice de desgaste elevado e precisam ser substituídas, ou porque a equipe precisa evoluir tecnicamente.
E aí fica o questionamento da bolacha: quando o Corinthians domina o primeiro tempo, a queda de rendimento é porque os jogadores estão com os seus físicos combalidos ou as mudanças do decorrer da etapa final gera uma ausência técnica no time?
Talvez nem o próprio Vítor Pereira saiba disso ainda. São menos de dois meses e 10 jogos comandando o Timão. É quase impossível ter as mais complexas respostas.
- Oscilamos um bocadinho porque não estamos todos alinhados em termos de comportamento, ainda falta uma maturidade em determinados momentos do jogo. Poderia estar extremamente feliz com os 3 a 0, mas não sou assim, fico feliz quando o resultado é fruto de uma qualidade constante. Hoje tivemos momentos em que jogamos com qualidade, pressionando, criando com dinâmicas, mas também tivemos períodos em que deveríamos ter a bola e facilmente entregamos a posse ao adversário e tivemos muitos períodos sem a bola, e eu detesto jogo sem bola. Futebol é com bola, tem que procurar jogar com a bola o máximo tempo possível. Estamos em busca de crescer e alinhar todo mundo num patamar que nos permita manter o nível os 90 minutos. Hoje não conseguimos. Eu prefiro às vezes baixar um bocadinho o nível e manter a equipe viva, é o que estamos fazendo – disse o comandando corintiano na entrevista coletiva após o triunfo.
O fato é que um time que vence por 3 a 0 dificilmente sofre tantos perigos defensivos como o Timão contra o Avaí.
No segundo tempo, a criação ofensiva foi nula, principalmente após o terceiro gol de Róger Guedes, que saiu em um momento onde o time catarinense já era melhor no jogo.Do meio-campo para trás o time passou a dar espaços defensivos que não estava concedendo no primeiro tempo e errando muitos passes defensivos.
Crédito: VítorPereirachegouasuaprimeirasequênciadetrêsvitóriasnoTimão(Foto:RodrigoCoca/Ag.Corinthians
Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Sede da Apex Empresarial
Apex diz que ex-presidente usou dinheiro da empresa para pagar tributos pessoais
Imagem de destaque
Ministros do TSE devem rejeitar candidatura de Marçal à Presidência
Equipe especializada em emergências químicas do NOTAER atende a ocorrência.
Caminhão com ácido sulfúrico tomba e motorista sofre queimaduras em Colatina

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados