> >
Sete dicas para ajudar a escolher as cores das paredes

Sete dicas para ajudar a escolher as cores das paredes

Se você sempre fica em dúvida sobre que cor escolher na hora de pintar as paredes, aí vai um guia prático com algumas dicas de especialistas

Publicado em 27 de agosto de 2020 às 11:42

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Tintas; pintura; parede
Especialistas pontuam  o que é necessário para ter segurança na hora de escolher cores e tons que levem ainda mais harmonia para a sua casa. (David Pisnoy/Unsplash)

As cores têm o poder de renovar não só a decoração dos ambientes, mas também de revigorar a energia dos espaços, além de mudar o nosso estado de espírito.

Por isso, reunimos dicas de quatro especialistas que darão ótimas sugestões sobre como escolher as cores para pintar os ambientes. E com uma coisa todas elas concordam: morando em uma casa colorida, todos são muito mais felizes!

Então, confira algumas dicas para deixar de lado o branquinho básico e ter segurança para escolher cores e tons que levem ainda mais harmonia para a sua casa.

  • Mulher indica que está pensando; ao fundo, parede rosa

    01

    Pense em cores que trazem boas sensações

    A primeira dica para quem quer colorir as paredes, mas não sabe que cor escolher, é: pense nas cores que trazem boas sensações. A dica é da jornalista, apresentadora do GNT e uma das maiores influências do segmento casa, Chris Campos. “É preciso saber qual sensação você quer levar para cada um dos ambientes da sua casa. Pode ser aconchego, frescor, tranquilidade ou tantas outras. Pense: o que eu sinto com essa cor? Qual emoção me passa? Cada pessoa tem as suas referências e, a partir delas, é possível identificar as cores certas para os diferentes espaços”, aponta Chris. A gerente de marketing para serviços de Cor & Design das tintas Sherwin-Williams, Patrícia Fecci, compartilha da opinião. “O uso da cor no design de interiores está mudando. Não se trata mais apenas da estética de um espaço, mas de como você se sente nele."

  • Sala de estar

    02

    Inspire-se nas tendências de cores

    Muita gente que está em busca de inspiração para pintar as paredes procura referências sobre o que é tendência ou o que está na moda. Mas é preciso ficar atento. “Nem sempre as cores selecionadas como destaque do ano vão te agradar. Então, veja o leque todo e sinta se alguma das opções da paleta faz sentido para você. Além disso, as tendências não precisam estar somente nas paredes, mas também nos objetos, revestimentos e tecidos”, explica Chris Campos.

  • Painel remete à plumagem do pavão

    03

    Observe as combinações da natureza

    Para a especialista em cores e membro da Associação Pró Cor do Brasil, Felicitas Piñeiro, uma dica útil para quem está em dúvida sobre como combinar as cores é observar a natureza. Segundo ela, “quem segue as cartelas de cores da natureza não erra, pois, as combinações são sempre perfeitas." Para isso, basta analisar paisagens, filmes ou fotos que mostram cenas da natureza. Será possível identificar facilmente as cores que combinam entre si.

  • Sala de estar

    04

    Na dúvida, comece devagar

    Se depois de todas essas dicas você ainda continua com medo de colorir, a solução é começar aos poucos, como diz Fernanda Dall Orto Figueiredo, especialista em cores e responsável pela área de Colour Design da AkzoNobel (Tintas Coral) na América do Sul. “Uma boa dica para quem tem muito receio da cor, e está com medo de errar, é investir no tom sobre tom de neutros, por exemplo.” Assim, é possível deixar o branco de lado e começar a inserir tonalidades diferentes nos ambientes. Um espaço pode puxar mais para o azul, outro para o verde, entre outros.

  • Mulher segurando o rolo de pintura de parede

    05

    Faça testes de cor

    Se você é que nem São Tomé e precisa ver para crer, então não perca tempo e faça testes de cor. “Para mim, fazer o teste de cor no próprio ambiente a ser pintado é indispensável, principalmente para quem está em dúvida ou tem receio da cor. São muitas as variáveis que podem interferir no resultado final, como a iluminação natural e até a artificial. O teste é um recurso e tanto para dar segurança a quem quer colorir os espaços”, comenta Felicitas Piñeiro.

  • 06

    Escolha um ambiente e comece por ele

    Outra boa sugestão de Chris Campos para começar a levar a cor para dentro de casa é pintar um ambiente de cada vez. “Não existe nada mais simples, rápido, eficaz e barato do que decorar com tinta e cor. E não precisa pintar tudo de uma vez! Escolha um ambiente da sua casa e comece a transformação por ele. E é possível fazer isso por conta própria; garanto que pintar as paredes da sua casa será uma ótima experiência! Não tenha medo: os benefícios das cores valem a pena."

  • 07

    Venha para o Espaço Ambiente

    Na Grande Vitória, a Politintas é especialista em tintas e cores. Sempre que surgir uma dúvida sobre cores para pintar as paredes da sua casa, vá ao Espaço Ambiente  da empresa. Lá, é possível fazer simulações de cores nos próprios espaços a serem pintados, a partir de uma foto digital da sua casa. Assim, vai ficar mais fácil visualizar as novas cores e imaginar o seu novo lar.

ONDE ENCONTRAR

Este vídeo pode te interessar

A Politintas tem unidades distribuídas nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica. Se preferir comprar sem sair de casa, basta acessar o e-commerce da Politintas, ou ligar para o número do Televendas: (27) 2127-3200. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais