Sair
Assine
Entrar

NO CANAL DA COSTA

Vila Velha terá duas novas estações de bombeamento para evitar alagamentos em 11 bairros

Na Estação do Canal da Costa, que é a projetada para maior capacidade de bombeamento, serão feitas duas comportas

Publicado em 14 de Outubro de 2015 às 21:57

Publicado em 

14 out 2015 às 21:57
Vila Velha vai ganhar duas estações de bombeamento de água nos bairros Praia da Costa e Sítio Batalha. De acordo com a prefeitura, a medida irá beneficiar cerca de 150 mil moradores de 11 bairros da cidade. As obras ainda precisam ser licitadas e a estimativa, segundo o prefeito Rodney Miranda, é que estejam funcionando em até 10 meses. A administração municipal irá investir aproximadamente R$ 15,5 milhões.
Os bairros beneficiados são: Itapuã, Itaparica, Cocal, Boa Vista 1, Boa Vista II, Nova Itaparica, Divino Espírito Santo, Cristóvão Colombo, Soteco e partes da Praia da Costa e Centro de Vila Velha. Segundo Rodney Miranda, especialistas que elaboraram o projeto afirmam que, com as obras, espera-se que diminua entre 80% e 90% os transtornos causados por transbordamentos nas regiões onde serão construídas as estações.
Canal da Costa
Na Estação do Canal da Costa, que é a projetada para maior capacidade de bombeamento, serão feitas duas comportas que, em caso de chuvas fortes e maré alta, serão fechadas para evitar que o mar invada o canal. Com o fechamento, 10 bombas lançarão as águas das chuvas que se acumularem no canal do outro lado das comportas. Segundo o prefeito, isso vai impedir que haja transbordamentos por conta das chuvas.
Para Rodney Miranda, o que se tem buscado é, inclusive, acelerar o escoamento das águas em Vila Velha.
“Se chover acima de 50 milímetros, alaga aqui e em qualquer cidade do mundo. Mas, parando a chuva, no máximo em meia hora, a água tem que começar a seguir o seu curso e a vida das pessoas voltar à normalidade, o funcionamento da cidade voltar à normalidade”, destacou o prefeito.
Local
A Estação do Canal da Costa será construída sob a alça da Terceira Ponte, ao lado de um shopping, e contará com 10 bombas que têm capacidade de bombear 15m³ de água por segundo, uma quantidade que encheria dois carros-pipa. Já a Estação de Sítio Batalha será do outro lado da Avenida Carioca, também próxima à alça da ponte, e terá três bombas que podem lançar 2,6 m³ de água por segundo.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Análise: Trump precisa que a guerra termine, mas o Irã não desiste
Imagem de destaque
Quem é Daniel Perez, indicado por Trump para ser embaixador dos EUA no Brasil
Imagem de destaque
Câmara de Vila Velha elege novo presidente para o biênio 2027/2028

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados