Parte do barco dos quatro pescadores de Itapemirim, que se envolveu em acidente com um rebocador da empresa Tranship na última quinta-feira (01), foi encontrado pela Marinha na noite desta segunda-feira (05). O órgão informou ainda que a busca pelos dois pescadores desaparecidos foi suspensa.
Por meio de nota, a Marinha do Brasil explicou nesta tarde que militares realizaram o mergulho na embarcação ao amanhecer desta terça-feira (06) e não foi encontrado nenhum vestígio dos dois tripulantes desaparecidos, Marcatinely Fleurick Camilo, de 39 anos, e outro tripulante, identificado apenas por Ceará.
Marinha encontra barco de pesca de Itapemirim que colidiu com rebocador
O barco de pesca “Santiago” encontrado pelo Navio Patrulha Oceânico APA, da Marinha do Brasil, estava a cerca de 38,5 milhas de distância do município de Campos dos Goytacazes, no Estado do Rio de Janeiro. O órgão informou que, após cinco dias de operação contínua, as buscas aos dois tripulantes desaparecidos serão suspensas.
A Marinha esclareceu ainda que o acidente continua sendo divulgado em Aviso-Rádio Náutico, solicitando a todas as embarcações que trafeguem na área marítima, que fiquem atentas a qualquer indício. As buscas somente serão retomadas caso surjam novos fatos.
Na embarcação, estavam o mestre de barco, Jaciel Fernandes Viana, 48 anos, que morreu no acidente, e Joacir Marvila dos Santos, salvo com vida pela empresa Tranship. Um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) foi aberto para esclarecer as causas e responsabilidades do caso. O prazo para conclusão do Inquérito é, inicialmente, de 90 dias.
Família não perde esperança
A irmã do pescador Marcatinely, Daniele Fleurick esteve na manhã desta terça-feira na Capitania dos Portos, em Vitória, em busca de informações. “Fomos informados que encontraram parte do barco e que as buscas vão continuar. Caso parem, disseram que irão nos avisar. Temos a esperança, independente do desfecho, que encontraremos nosso irmão. A Marinha está trabalhando e confiamos nisso”, afirma.
Segundo Daniele Fleurick, a família é natural de Itatinga, Minas Gerais, e está sensibilizada com a tragédia. Desde o acidente, amigos e familiares permanecem em Itapemirim, onde ela e o irmão moram há 19 anos. Marcatinely é pescador há 17 anos na região.