> >
Com piscinas naturais e trilha, conheça a Ilha do Gambá em Piúma

Com piscinas naturais e trilha, conheça a Ilha do Gambá em Piúma

O local é muito procurado por quem gosta de locais aconchegantes e com muito verde à beira-mar. Por lá, além de piscinas naturais que se formam – dependendo da maré –, dá para caminhar e passear de bicicleta, já que a ilha é ligada ao continente

Publicado em 7 de janeiro de 2020 às 11:51

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Ilha do Gambá em Piúma é ponto ideal para caminhada e banho de mar em águas calmas. (Capixaba na Estrada)

Há quem diga que antes da década de 60 não era possível acessar a Ilha do Gambá, em Piúma, no Litoral Sul do Espírito Santo, sem passar pela água. O local foi ligado ao continente há mais de 50 anos por um istmo (estreita faixa de terra), portanto é possível caminhar ou pedalar por toda a ilha passando por uma pequena estrada entre as árvores.

Ilha do Gambá: com trilha, local é ideal para caminhadas e passeios de bicicleta. (Assessoria Piúma)

Para quem chega por Anchieta, indo de Vitória, a península fica logo no começo da orla de Piúma e é identificada por um letreiro que já dá um charme a mais ao local. Localizada entre a foz do Rio Iconha e o “Lameirão” – área de mangue, a praia é de águas rasas e praticamente sem ondas.

Ilha do Gambá: pôr do sol também é marcante na região. (Luano MO)

Quem caminha pela Ilha do Gambá consegue garantir lindas fotos, inclusive do pôr do sol e de toda a orla de Piúma. A diversidade de fauna e flora chama a atenção dos visitantes. As conchas, que são marcas registradas do balneário, também enfeitam a areia da ilha.

Ilha do Gambá em Piúma é ponto ideal para caminhada e banho de mar em águas calmas. (Douglas Marin)

Na Ilha do Gambá, dependendo da maré, se formam piscinas naturais, que garantem banho em águas calmas, assim como em suas margens. Do local, também é possível avistar outras ilhas na região. 

Apesar não ter quiosque, a ilha é bem pertinho do Centro, onde há comércio variado. No local, é permitido fazer piquenique, exceto churrasco. Além da Ilha do Gambá, Piúma tem a Ilha do Meio, que dá para acessar caminhando pelas águas, quando a maré esta baixa, e ainda a Ilha dos Cabritos.

Ilha do Gambá em Piúma é ponto ideal para caminhada e banho de mar em águas calmas. (Kaique Dias)

Como chegar:

Para quem chega por Anchieta, indode Vitória, a Ilha fica logo no começo da orla de Piúma. Para quem sai da região Sul, de Itapemirim, basta seguir até o final da orla.

Ilha do Gambá em Piúma é ponto ideal para caminhada e banho de mar em águas calmas. (Dronar ES)

Onde ficar:

Como a ilha fica bem perto da orla central, os turistas podem procurar por hotéis e pousadas, além de casas e apartamentos disponíveis para aluguel, que têm por todo o município com preços variados.

Ilha do Gambá, em Piúma: placa com orientações a visitantes. (Weder Borges)

Este vídeo pode te interessar

Ilha do Gambá em Piúma é ponto ideal para caminhada e banho de mar em águas calmas(Sarah B)

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais