> >
Castelo confirma primeiro caso de leptospirose após enchente

Castelo confirma primeiro caso de leptospirose após enchente

No município, há 35 casos suspeitos de leptospirose – doença transmitida pela urina de ratos e que pode até matar

Publicado em 13 de fevereiro de 2020 às 18:34

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Estragos causados pela chuva que atingiu o município de Castelo no último sábado (25). (Fernando Madeira)

A Secretaria de Saúde de Castelo, no Sul do Estado, confirmou o primeiro caso de leptospirose na cidade desde a enchente de janeiro. O município tem 35 casos suspeitos de leptospirose – doença transmitida pela urina de ratos e que pode até matar.  A cidade foi castigada pelas fortes chuvas e alagamentos  no dia 25 de janeiro.

Segundo a enfermeira do Programa Saúde da Família de Castelo, Maria Luíza Calegário, o caso foi confirmado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) e passa por um novo teste, na Fiocruz. “Foi confirmado e estamos aguardamos o resultado da Fiocruz. Temos um caso de um paciente internado em estado grave em Cachoeiro de Itapemirim e há alguns internados na Santa Casa de Castelo que estamos acompanhando. Mesmo sem confirmação, começamos o tratamento”, disse a enfermeira.

Os casos colocaram a cidade de Castelo em alerta. A doença é provocada pela exposição direta ou indireta à urina de animais infectados - como ratos -, por meio do contato com água, solo ou alimentos contaminados.

A empregada doméstica Maísa Aparecida teve sintomas suspeitos da doença e procurou uma unidade de saúde. “Senti febre, dor de cabeça, vômito, diarreia. O corpo 'tá' ruim e ainda estou com alguns sintomas. Fiquei com medo, pois tive contato com água na chuva e lama”, revelou a moradora.

Este vídeo pode te interessar

Em caso de mal-estar, a orientação da secretaria de saúde é buscar o  posto de atendimento mais próximo de casa.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais