> >
Renato Casagrande: 'Assumimos o Estado em condições de precariedade'

Renato Casagrande: "Assumimos o Estado em condições de precariedade"

Governador foi à Assembleia Legislativa para apresentar aos deputados o planejamento estratégico de seu governo

Publicado em 11 de março de 2019 às 19:42

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Governador Renato Casagrande fala a deputados estaduais na Assembleia Legislativa. (Vinícius Valfré)

Com pouco mais de dois meses à frente do Poder Executivo, o governador Renato Casagrande (PSB) afirmou, nesta segunda-feira (11), que encontrou, no Estado, uma situação pior que a das "avaliações mais pessimistas".

Casagrande esteve na Assembleia Legislativa para apresentar aos deputados o planejamento estratégico de seu governo. "Não é exagero dizer que a situação que encontramos superou muito as avaliações mais pessimistas", avaliou.

As críticas do governador foram concentradas nas condições de infraestrutura. Citou a situação dos terminais do Transcol, da Segunda Ponte, dos hospitais e da sede do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema). Também reclamou das condições dos presídios, do Iases e do Departamento Médico Legal (DML).

"Assumimos o Estado nessas condições de precariedade", frisou Casagrande. No compromisso na Assembleia, Casagrande destacou que seu governo ainda está no início e que só poderá prestar contas das realizações no ano que vem.

Apesar das alfinetadas na gestão passada, capitaneada por Paulo Hartung (sem partido), o governador disse que está "andando para frente" e "sem paralisar obras".

O socialista respondeu a perguntas de deputados. Do mesmo partido de Renato Casagrande, Sergio Majeski foi o único a fazer questionamentos que poderiam tirar o governador da zona de conforto. Ao responder, Casagrande foi aplaudido pelos demais deputados. O debate se deu em bom nível.

Majeski perguntou sobre indicações políticas para cargos importantes. No mês passado, o governador apoiou o ex-presidente do PSB Luiz Carlos Ciciliotti para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, algo criticado por Majeski.

Para o deputado, esse modelo de escolha, por indicação, não apenas para o TCES, deve ser superado.

O governador disse que é necessário separar o joio do trigo e que criticar a militância partidária é reduzir a importância da representação.

"Temos que ter indicações qualificadas. E nem toda indicação é desqualificada", disse, antes de criticar: "daqui a pouco vão querer exigir concurso público até para ser deputado".

GOVERNO ANTERIOR REBATE

Ex-secretário de Planejamento na gestão de Paulo Hartung (sem partido), Regis Mattos reagiu às críticas lançadas por Casagrande. 

Este vídeo pode te interessar

"É preciso parar de olhar pelo retrovisor, enfrentar os desafios que o dia a dia da administração impõe e não buscar pelo em ovo. A população já não engole esse tipo de discurso. O governo Paulo Hartung não foi um dos melhores do país. Foi o melhor do país em contas organizadas e também ganhou destaque em suas políticas sociais, como na área de educação - onde conquistou o posto de melhor ensino médio do país. Também alcançamos a menor taxa de homicídios dos últimos 29 anos. O Estado foi entregue com recursos livres em caixa. Há, também, recurso orçamentário e financeiro para conceder reajuste ao funcionalismo. O desafio é dar continuidade à qualidade da gestão que fizemos e montar boa equipe para que os resultados da atual administração apareçam."

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais