> >
Professores de direita discutem candidato a reitor da Ufes no dia 24

Professores de direita discutem candidato a reitor da Ufes no dia 24

Grupo é liderado por Ricardo da Costa. Docente da universidade e admirador de Olavo de Carvalho, ele é assessor do MEC no governo Bolsonaro

Publicado em 23 de agosto de 2019 às 06:31

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Prédio da administração central da Ufes. (Facebook/Ufes)

Como parte da preparação de uma candidatura notadamente de direita para disputar a eleição para reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), professores e lideranças farão um encontro no dia 24 de agosto, em Vitória. A reunião deverá ocorrer na casa de Ricardo da Costa, professor da universidade cedido para o Ministério da Educação (MEC) no governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

A eleição deve ocorrer neste segundo semestre. No entanto, o calendário eleitoral ainda não foi divulgado pela universidade. 

Medievalista, Ricardo diz que não será candidato, como já publicou a coluna Leonel Ximenes. Apenas aproveita a visibilidade que ganhou ao ser levado ao MEC para incentivar a manifestação de professores, até então "sempre temerosos de represálias institucionais e de assédio moral".

Admirador do escritor Olavo de Carvalho, notório influenciador do alto escalão do governo Bolsonaro, Ricardo da Costa avalia que décadas sem a participação de uma chapa de direita na disputa pela reitoria da Ufes fazem com que as concorrências não sejam verdadeiramente democráticas.

"Apenas vou incentivar os temerosos a entrar na lide: sem a presença de uma chapa de direita, como acontece há décadas, não se pode falar em disputa democrática, pois só há esquerda e esquerda da esquerda", disse.

Este vídeo pode te interessar

Com um candidato de direita, ele quer discutir, na Ufes, temas como apuração de responsabilidades por pichações, combate ao tráfico de drogas e "combate e denúncia do uso das salas de aula como propaganda político-partidária".

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais