> >
Meirelles afirma que há espaço para candidato de centro na eleição

Meirelles afirma que há espaço para candidato de centro na eleição

Existe grande maioria que quer candidato que incorpore programa de reformas e modernização da economia, diz ministro da Fazenda

Publicado em 13 de março de 2018 às 11:19

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Henrique Meirelles . (José Cruz/Agência Brasil)

Ainda sem confirmar sua decisão se participará ou não das eleições presidenciais deste ano, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta terça-feira há espaço para um candidato de centro no pleito. Em entrevista à rádio Som Maior, da cidade de Criciúma, em Santa Catarina, ele disse que a grande maioria da população quer um candidato que fique entre os dois extremos políticos.

Meirelles voltou a afirmar que a recuperação da economia está em curso, que o Produto Interno Bruto (PIB) vai crescer 3% em 2018 e que serão gerados 2,5 milhões de empregos ao longo de 2018. A entrevista é parte de uma longa agenda de participações em programas de rádio e TV de todo o país para mostrar os resultados de seu período como titular da Fazenda e colocar-se como um nome a favor da continuidade das reformas econômicas no país.

— Existe um espaço muito grande, que é o espaço do centro, entre os extremos, que é a grande maioria da população brasileira. Existe uma grande maioria que quer um candidato que incorpore esse programa de reformas e modernização da economia, que tenha um foco no trabalho de recuperação da renda, do emprego, o que é fundamental para o país. A grande maioria dos brasileiros não está definida — disse ele, ao ser questionado como se posicionaria em uma eleição que colocaria de um lado o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do outro o deputado Jair Bolsonaro.

Meirelles repetiu que sua decisão sobre a candidatura será tomada até o dia 7 de abril, como vem afirmando nas últimas semanas, e que só depois da decisão será feita a escolha do partido pelo qual concorrer. Hoje, o ministro da Fazenda é filiado ao PSD. Ele já tinha sinalizado há alguns dias a possibilidade de se candidatar por outro partido.

No momento, Meirelles afirmou que está acompanhando os resultados de pesquisas e colhendo mais informações sobre o que o brasileiro precisa para tomar a decisão sobre a candidatura:

— Devo colher mais resultados de pesquisas, mais informações sobre o que o brasileiro quer e o que o brasileiro precisa nesse momento. Estou fazendo uma série de avaliações para saber se o momento é para candidatura. E muitos fatos indicam que sim, que os brasileiros veem uma carreira de ética.

O ministro da Fazenda também repetiu o discurso que vem sendo dito à exaustão sobre a situação da economia: de que o país saiu da maior recessão de sua história, que a economia já cresce a ritmo superior que o do ano passado e deve avançar 3% em 2018 e que serão criados 2,5 milhões de novos empregos este ano. Ele admitiu que há diferenças regionais, mas apontou que “Santa Catarina é um dos estados que vêm liderando a recuperação do país”, em um esforço para se aproximar dos ouvintes da rádio de Criciúma.

Ele voltou a defender a manutenção do esforço de ajuste fiscal, já que “foi a questão fiscal que gerou essa instabilidade na economia”, diante da elevação constante das despesas públicas:

Este vídeo pode te interessar

— Em 2017 e 2018 estamos vendo diminuição das despesas como proporção do Produto Interno Bruto (PIB) e isso se consolida nos próximos anos.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais