> >
Justiça suspende eleição para presidente da Câmara de Fundão

Justiça suspende eleição para presidente da Câmara de Fundão

Cinco vereadores se sentiram prejudicados com o prazo curto entre a convocação da eleição e o dia da votação, previsto para esta quinta-feira

Publicado em 1 de fevereiro de 2018 às 01:33

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O atual presidente da Casa, Eleazar Ferreira Lopes (PC do B). (Fernando Madeira | Arquivo)

A juíza Priscila de Castro Murad, da Vara Única de Fundão, concedeu, nesta quarta-feira (31), uma decisão liminar (provisória)  que suspende a eleição da Mesa Diretora da Câmara do município, prevista para esta quinta-feira (01).

A decisão atende a um pedido apresentado por cinco vereadores, por meio de um mandado de segurança, contra o atual presidente da Casa, Eleazar Ferreira Lopes (PC do B).

Segundo consta na decisão, o edital de convocação foi publicado no dia 26 de janeiro. Portanto, sete dias antes da data para a qual a votação fora designada.

Apesar de marcada para o primeiro mês de 2018, a eleição escolheria presidente e secretários da Câmara para o biênio 2019/2020.

Para o advogado que representa os cinco vereadores, o prazo curto deixava a oposição impossibilitada de construir uma chapa.

"O presidente da Câmara marcou a reunião para amanhã (quinta-feira), não concedendo nenhum prazo para a oposição", afirmou o advogado Felipe Osório dos Santos.

O regramento interno do Poder Legislativo de Fundão é omisso quanto aos prazos. Diz apenas que a eleição pode ocorrer em qualquer período legislativo. Contudo, entendeu a magistrada, essa possibilidade não deve ser usada de maneira indiscriminada.

"Deve-se tornar público o ato da eleição da Mesa Diretora, objetivando ser auferida as condições de realização do referido ato, como também deverá ser comunicado com uma antecedência mínima razoável, possibilitando a participação ampla dos demais membros da referida Casa Legislativa", frisou a juíza.

O presidente da Câmara, Eleazar Lopes, estava com o telefone desligado, na noite desta quarta-feira (31). A decisão judicial não o impediu de realizar nova convocação.

Este vídeo pode te interessar

Os vereadores que entraram na Justiça foram Janilton Almeida (PDT), Sandro Lima (PEN), Ataides Soares da Silva (PEN), Ângela Coutinho (PV) e Antônio Pitol (PRP).

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais