Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Eleições 2026

Correria, filas e voto no limite marcam fim da votação no ES

Em Cachoeiro, mais de 40 senhas foram distribuídas após as 17h; em Vitória, houve eleitor que chegou dois minutos antes do fechamento dos portões

Publicado em 04 de Outubro de 2026 às 19:24

Camila Leão

Publicado em 

04 out 2026 às 19:24

Correria para chegar antes do fechamento dos portões, filas que avançaram depois das 17h e eleitores que deixaram para votar nos últimos minutos marcaram o fim da votação neste domingo (4) no Espírito Santo. Em Cachoeiro de Itapemirim, mais de 40 senhas foram distribuídas a quem ainda aguardava na fila após o horário limite. Em outros locais, houve quem chegasse com apenas dois minutos de antecedência.


O maior local de votação de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, ainda registrava fila de eleitores mais de uma hora após o fechamento dos portões. A EEEM CIE Áttila de Almeida Miranda atende cerca de 380 eleitores.


Pela regra eleitoral, quem já está na fila no horário de encerramento pode receber uma senha e exercer o voto. Segundo relatos, mais de 40 senhas foram distribuídas no local, a maioria para idosos desacompanhados.

Eleitores votaram nos últimos minutos

Na EEEFM Maria Ortiz, no Centro de Vitória, a aposentada Maria Aparecida Herzog, de 62 anos, chegou faltando cinco minutos para o fechamento. Ela conta que havia se esquecido que o voto ainda era obrigatório para sua faixa etária, mas diz que pretende continuar indo às urnas nos próximos anos. 


"Mesmo assim, eu acho que o voto é um ato de muita importância, que seguirei fazendo nos próximos anos. Espero que ele possa ajudar os mais necessitados e também os animais, que merecem maior cuidado na nossa sociedade”.


No mesmo local, o autônomo Roberto Fraga, de 56 anos, foi o último eleitor a votar. Ele chegou quando faltavam apenas dois minutos para o fechamento dos portões.  


"Eu falei com a minha filha para a gente sair em torno de 16h30, mas ela foi demorando e eu ficando preocupado”, confessa. “Quando faltavam 15 minutos para o fechamento do portão, eu vim correndo para o local de votação, mas acabou que deu tudo certo, mesmo com os mesários me apressando. Na hora de votar, tive problema para votar nos cargos de deputados, porque tenho menos conhecimento”.

Maria Aparecida Herzog, de 62 anos, chegou a cinco minutos do fechamento, e Roberto Fraga, de 56, a dois, na EEEFM Maria Ortiz, no Centro de Vitória.
Maria Aparecida Herzog, de 62 anos, chegou a cinco minutos do fechamento, e Roberto Fraga, de 56, foi o último a votar na EEEFM Maria Ortiz, no Centro de Vitória. Fotos por Tiago Taam

Em Santa Fé, no município de Cariacica, as filas foram maiores no começo do dia, com pico de movimento antes do almoço e esvaziamento à tarde. A última eleitora chegou às 16h57, três minutos antes do encerramento da votação, e ninguém apareceu depois.


Segundo um sargento da Polícia Militar que acompanhava o local desde o meio-dia, o maior movimento ocorreu pouco antes do almoço. "Domingão, né? Dormir até mais tarde. O pessoal deixou para vir tudo junto", explica.


A trabalhadora de serviços gerais Lia Batista, de 56 anos, também teve um domingo longo. Ela saiu de Teófilo Otoni, em Minas Gerais, às 19h de sábado e chegou a Vitória por volta das 6h, após cerca de 11 horas de viagem. Votou na escola, voltou para casa e depois retornou ao local para tomar um "ar fresco" e acompanhar o clima da eleição.

Lia Batista saiu de Teófilo Otoni, na Bahia, para votar em Vitória
Lia Batista saiu de Teófilo Otoni, na Bahia, para votar em Vitória Foto: Tiago Taam

Com o encerramento da votação, as urnas começaram a ser encaminhadas aos cartórios eleitorais e a apuração teve início. Em Linhares, por exemplo, urnas chegaram ao cartório eleitoral por volta das 17h20. 


Municípios como Piúma, Iconha e Muqui estavam entre os primeiros a concluir a contagem dos votos. No Espírito Santo, a apuração já ultrapassa 70%. Acompanhe a apuração ao vivo em A Gazeta. 

Primeiras urnas chegando ao cartório eleitoral de Linhares após o encerramento da votação.
Primeiras urnas chegando ao cartório eleitoral de Linhares após o encerramento da votação. Foto: DOUGLAS ABREU i

Veja Também 

Superlive de A Gazeta vai acompanhar apuração dos votos nas Eleições 2026

Superlive analisa a apuração e o resultado das eleições no ES e no país; acompanhe

Votação no Centro Educacional Charles Darwin, em Mata da Praia, Vitória

Com 27,88% das urnas apuradas, abstenção nas eleições do 1º turno é de 20,87%

Acompanhada do filho Benjamin, de apenas 3 meses, Isabela Dias Portella conta que conseguiu acessar facilmente a fila preferencial, mesmo em meio a um local de votação lotado

Reencontros, bebês e eleitores com mais de 80 anos marcam votação no ES

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Lorenzo Pazolini e Ricardo Ferraço vão disputar o segundo turno para o governo do Espírito Santo
Pazolini e Ricardo vão disputar o segundo turno para o governo do ES
Lucas Polese (PL) é o deputado federal mais votado nas Eleições 2026 no Espírito Santo
Lucas Polese é o deputado federal mais votado na história do ES
Muitos santinhos espalhados pelo chão na EEEFM Aristóbulo Barbosa Leão, em Vitória
Forças de segurança registram ocorrências de possíveis crimes eleitorais

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados