Luto na educação
Luto na educação
1931
2020

Aos 89 anos, morre Manoel Ceciliano, ex-reitor da Ufes e da UVV

Ceciliano também foi vice-presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). A associação divulgou uma nota que comunicava com "imenso pesar" a morte dele.

Vitória / Rede Gazeta
Publicado em 14/09/2020 às 13h11
Atualizado em 14/09/2020 às 13h33

Morreu na noite deste domingo (13) o ex-reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Manoel Ceciliano Salles Almeida, aos 89 anos.  Vítima de uma pneumonia, Ceciliano estava internado há um mês no hospital Cias, da Unimed, em Vitória.

Ele esteve à frente da Ufes em parte da década de 1970, convivendo com as dificuldades impostas pela ditadura militar. Mestre e doutor em Educação pela Universidade de Houston, Texas, Estados Unidos, Manoel também foi o primeiro reitor da Universidade Vila Velha (UVV). 

Nas redes sociais, a universidade particular lamentou a perda. "Hoje nos despedimos de nosso querido ex-Reitor, Manoel Ceciliano. Um ser iluminado que dedicou sua vida à educação e que, a partir de agora, perpetua sua existência através da jornada de cada um de nós. Ceciliano foi nosso primeiro Reitor. Permaneceu no cargo ao longo de duas décadas. Pioneiro em tudo que fez, também é, reconhecidamente, o primeiro PHD em Educação do Brasil", afirmou a UVV em publicação no seu perfil no Instagram.

O velório acontece nesta segunda-feira (14), no Parque da Paz, no município de Vila Velha, e o enterro ocorrer ainda nesta tarde. Ceciliano também foi vice-presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). A associação divulgou uma nota que comunicava com "imenso pesar" a morte dele. 

O ex-reitor da Ufes e da UVV deixa uma filha e três netos. Ele morreu com complicações em decorrência de uma pneumonia.  "Foi descartada a covid. O óbito veio  porque a função renal foi ficando comprometida, veio uma  infecção e acabou ocorrendo uma falência múltipla dos órgãos", contou um dos netos, Marconi Cipriano Gama.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Educação UFES Obituário

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.