ASSINE

Temporal em Aracruz teve mais de 70 raios em duas horas

Registros da empresa Earth Networks somaram 77 raios entre as 15h e 17h

Publicado em 03/04/2019 às 19h42
Raio. Crédito: Pixabay
Raio. Crédito: Pixabay

Instituto Climatempo informou nesta quarta-feira (3) que, de acordo com os registros da empresa Earth Networks, 77 raios atingiram Aracruz em um intervalo de duas horas — entre às 15h e 17h.

De acordo com Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais (Cemaden), foram 32 milímetros em 6 horas na sede da cidade, entre 12h20 e 18h20 e 22 milímetros na região de Jacupemba, no mesmo período.

As nuvens carregadas que passaram sobre cidade foram do tipo cumulonimbus e, na presença destas nuvens, é bastante comum a presença de raios, ventos fortes e chuva forte. Entre as 15h e 17h foram detectadas 133 descargas elétricas atmosféricas sobre o município. 

Meteorologista Josélia Pegorim

Essas descargas elétricas podem ter ficado até dentro das nuvens, mas foram registradas pela Earth Networks

Nas imagens do vídeo (veja abaixo), o fato de ser um corredor ajudou a canalizar a corrente de ar e a aumentar a velocidade do vento. Pela escala Beaufort — que classifica a intensidade dos ventos, tendo em conta a sua velocidade e os efeitos resultantes das ventanias no mar e em terra — o Instituto Climatempo estimou o nível 9 naquele corredor, que é uma ventania forte, com velocidade do vento entre 70 km/h e 90 km/h.

A Gazeta integra o

Saiba mais
aracruz chuva espírito santo raios tempestade

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.