> >
Temporal em Aracruz teve mais de 70 raios em duas horas

Temporal em Aracruz teve mais de 70 raios em duas horas

Registros da empresa Earth Networks somaram 77 raios entre as 15h e 17h

Publicado em 3 de abril de 2019 às 22:42

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Raio. (Pixabay)

Instituto Climatempo informou nesta quarta-feira (3) que, de acordo com os registros da empresa Earth Networks, 77 raios atingiram Aracruz em um intervalo de duas horas — entre às 15h e 17h.

De acordo com Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais (Cemaden), foram 32 milímetros em 6 horas na sede da cidade, entre 12h20 e 18h20 e 22 milímetros na região de Jacupemba, no mesmo período.

Temporal em Aracruz teve mais de 70 raios em duas horas

As nuvens carregadas que passaram sobre cidade foram do tipo cumulonimbus e, na presença destas nuvens, é bastante comum a presença de raios, ventos fortes e chuva forte. Entre as 15h e 17h foram detectadas 133 descargas elétricas atmosféricas sobre o município. 

Aspas de citação

Essas descargas elétricas podem ter ficado até dentro das nuvens, mas foram registradas pela Earth Networks

Meteorologista Josélia Pegorim
Aspas de citação

Este vídeo pode te interessar

Nas imagens do vídeo (veja abaixo), o fato de ser um corredor ajudou a canalizar a corrente de ar e a aumentar a velocidade do vento. Pela escala Beaufort — que classifica a intensidade dos ventos, tendo em conta a sua velocidade e os efeitos resultantes das ventanias no mar e em terra — o Instituto Climatempo estimou o nível 9 naquele corredor, que é uma ventania forte, com velocidade do vento entre 70 km/h e 90 km/h.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais