Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Construção polêmica

Nova ciclovia causa briga entre comerciantes e prefeitura em Colatina

Prefeitura queria começar as obras nesta quinta-feira. Comerciantes são contrários, alegando que vagas de estacionamento serão perdidas

Publicado em 19 de Fevereiro de 2020 às 21:02

Redação de A Gazeta

Publicado em 

19 fev 2020 às 21:02
Avenida Sílvio Avidos  Crédito: TV Gazeta Noroeste/Reprodução
A implantação de uma ciclovia está gerando polêmica em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo. A prefeitura esperava começar nesta quinta-feira (20) a construção da pista exclusiva para ciclistas, na Avenida Silvio Avidos, uma das mais movimentadas da cidade. Porém comerciantes do bairro São Silvano são contrários a medida. 
Eles alegam que a ciclovia vai limitar as vagas de estacionamento na avenida, acarretando em diminuição no volume de clientes na região. Insatisfeito, o grupo acionou o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) para solicitar explicações da prefeitura sobre a obra.
Atendendo a solicitação dos comerciantes, o MPES pediu na manhã desta quarta-feira (19) que a prefeitura do município apresentasse uma planilha de custos e detalhes de segurança do projeto da ciclovia, e segundo o Executivo, isso deve atrasar o início da implantação do projeto.
“O Ministério Público solicitou que a prefeitura detalhasse o projeto em até dez dias. Nós vamos encaminhar todas essas informações e depois, respeitando todo o processos da legislação, vamos dar continuidade ao projeto da ciclovia”, explicou o prefeito de Colatina, Sérgio Meneguelli (sem partido).
O prefeito afirmou ainda que acredita que o projeto é importante para a cidade e que passou por um período de planejamento.
“A ciclovia tem o objetivo de atender o plano de mobilidade urbana do município. A inclusão da bicicleta nos deslocamentos urbanos deve ser considerada fundamental para o conceito de mobilidade urbana e para a democratização dos espaços”, explicou Meneguelli.
Ainda segundo o prefeito, grande parte da população tem demonstrado apoio à implantação da ciclovia e apenas os comerciantes são contrários.
Avenida Sílvio Avidos Crédito: Reprodução/ TV Gazeta Noroeste

COMERCIANTES RECLAMAM

O comerciante Marcos Tadeu reclamou que o projeto não foi discutido com os lojistas da região. Segundo ele, a implantação da ciclovia vai afetar significativamente o fluxo de clientes.
“O comércio vive um momento complicado com queda nas vendas. Essa avenida já é carente de vagas normalmente, se perder mais essas vai impactar muito. Além disso, a prefeitura não informou nem discutiu isso com quem está aqui”, reclamou.
Outro comerciante contrário a ciclovia na Avenida Silvio Avido, Luismar Souza Rezende, acredita que os clientes vão migrar para outros locais de comércio na cidade.
“O comércio local vai sair prejudicado com essa medida. O cliente que vai às compras ele quer conforto e comodidade, se ele não encontrar isso aqui ele vai comprar em outro lugar”, ponderou.
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Colatina (CDL), com apoio de outras entidades empresariais do município, divulgou uma nota afirmando que entende a importância das ciclovias, mas reforçou que é contra a instalação das faixas na cidade da maneira que está sendo proposta e pediu que o prefeito reveja sua decisão. 
“Somos a favor do diálogo, queremos que seja discutido com a sociedade de forma que a ciclovia possa cumprir seu propósito. Solicitamos ao prefeito que reveja essa decisão e juntos possamos encontrar uma alternativa”, afirmou a nota.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem BBC Brasil
Cade aprofundará investigação sobre uso de conteúdo jornalístico pelo Google, incluindo IA
Novas urnas eletrônicas são apresentadas
TSE decide que proibição de voto a presos provisórios não vale para eleição de 2026
Imagem de destaque
Câncer cerebral: veja os sinais da doença que Oscar Schmidt enfrentava

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados