> >
Vídeo mostra teste de tirolesa no Morro do Moreno, em Vila Velha

Vídeo mostra teste de tirolesa no Morro do Moreno, em Vila Velha

Empresa acredita que equipamento estará disponível ao público até o fim deste mês

Publicado em 11 de novembro de 2019 às 15:55

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

A tirolesa fixa do Morro do Moreno, um dos pontos mais visitados de Vila Velha, já está em fase de testes e deve ser inaugurada no fim deste mês. Um desses momentos foi  divulgado nesta segunda-feira (11) pela empresa autorizada a implantar a estrutura para descer do topo do morro - onde ficam as antenas, até a Pedra da Testa – na parte mais baixa. Ao todo, o percurso de aventura tem 500 metros em meio a cartões-postais capixabas. 

Como o Morro do Moreno é uma área particular, a empresa Eco Vertical assinou um contrato com a família proprietária e deu início junto à Prefeitura de Vila Velha, em novembro de 2018, ao processo de liberação para a montagem da estrutura. A Prefeitura de Vila Velha autorizou a montagem, que foi acompanhada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Espírito Santo (Crea-ES). A empresa tem que cumprir alguns requisitos porque mesmo sendo área particular, o espaço tem Área de Proteção Permanente (APP).

De acordo com Alex Magnago, de 45 anos, sócio-administrador da Eco Vertical, empresa que vai operar a tirolesa, o vídeo do teste foi gravado há cerca de um mês por um colega que atua na área de rapel. Agora, com a finalização da obra, a empresa aguarda o alvará da Prefeitura para abrir a atividade ao público. 

"Como ainda estávamos em construção, não podíamos divulgar os vídeos. Ao finalizarmos as obras, começamos a postar. Já temos o alvará do Corpo de Bombeiros, agora falta o da Prefeitura para liberar.  Se tudo der certo, queremos começar a funcionar até o fim de novembro. Atendemos as 25 condicionantes impostas pela Prefeitura para funcionar, entregamos os documentos na última semana e agora aguardamos a análise", informou. 

A Prefeitura de Vila Velha foi acionada pela reportagem, mas não deu retorno até a publicação.

COMO DEVE FUNCIONAR

  • 01

    A ideia é ter a tirolesa funcionando todos os dias da semana de 7h às 17h.

  • 02

    O valor cobrado será R$ 50 de segunda a quinta-feira e R$ 70 de sexta-feira a domingo, além de feriados.

  • 03

    Crianças abaixo de 18 quilos podem descer com os pais e acima desse peso já descem sozinhas.

  • 04

    O peso máximo é de 120 quilos, não havendo idade máxima para curtir cerca de um minuto e meio por cima da mata do Morro do Moreno, observando catões-postais como o Convento da Penha e a Terceira Ponte.

  • 05

    A velocidade será de 35 km por hora e após chegar na Pedra da Testa é necessário uma pequena trilha de cerca de 60 metros.

"O passeio inclui todos os equipamentos de segurança - já testados, além de seguro de vida - exigência da Prefeitura. Teremos fotógrafos no local para quem quiser comprar imagens e todo mundo pode levar a própria câmera para registrar o passeio.  Eu sou de Vila Velha e tenho o sonho de tornar o turismo mais atrativo por aqui, da mesma forma que a tirolesa do Morro de São Paulo, que é conhecida no Brasil todo. Temos plano de contingenciamento, gestão segurança, emergência, tudo acompanhado por engenheiros", disse Alex Magnago, de 45 anos, sócio-administrador da empresa que vai operar a tirolesa.

Alex conta que a empresa atua no ramo há cinco anos e chegou a colocar tirolesas temporárias no morro. Agora, dois cabos de aços com espessura de 13 mm e capacidade para suportar cerca de 30 toneladas foram instalados de forma fixa. No local também foram construídos dois decks, um no ponto de saída e outro no de chegada.

IMPACTO AMBIENTAL 

Mesmo sendo uma propriedade particular, a empresa precisa cumprir alguns requisitos. Pois o espaço tem áreas de proteção permanente e é visitado por muitos capixabas e turistas. Além da pasta de Meio Ambiente, o pedido de autorização passou também pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano e de Serviços.

Corrimões foram instalados no Morro do Moreno. (Jonathan Baifus)

Além da estrutura, o projeto ainda prevê a limpeza e padronização das trilhas, instalação de lixeiras, corrimões e guarda-corpos. Os corrimões, feitos com eucalipto tratado, já foram instalados e serão usados para garantir a segurança dos usuários, da base até o topo do morro.

Este vídeo pode te interessar

"Desde que instalamos as lixeiras, há três meses, já coletamos quase 100 quilos de lixo.  O Morro do Moreno sofria um impacto ambiental porque não havia lixeiras e ninguém fazia esse recolhimento. Com a tirolesa, o lixo irá aumentar, mas será coletado. Toda nossa obra foi acompanhada de biólogos e geólogos da Prefeitura. Sofremos algumas denúncias referentes a meio ambiente, mas todo processo foi acompanhado e documentado. A única árvore que precisamos podar foi um eucalipto e recebemos autorização para isso. Tudo foi documentado e acompanhado pelos biólogos. O impacto na natureza foi quase zero", garantiu. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais